Produção e consumo de cocaína batem recorde durante pandemia de covid-19, afirma ONU

Segundo o levantamento, o crescimento foi impulsionado pelos fluxos vindos do Paraguai

[Produção e consumo de cocaína batem recorde durante pandemia de covid-19, afirma ONU]

FOTO: Divulgação/Polícia Federal

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que a produção global de cocaína ultrapassou o recorde de 1.982 toneladas, registrado entre 2020 e o ano passado (crescimento de 11%), período em que a pandemia de Covid-19 mudou a forma de distribuição e intensificou o combate ao narcotráfico, especialmente, em território brasileiro.

Com base no estudo Cocaine Insights, as medidas para frear o avanço da doença permitiu que as forças de segurança brasileiras juntassem esforços para combater a circulação de entorpecentes como maconha e a cocaína, drogas mais traficadas no país.

No entanto, a comercialização de maconha cresceu em território brasileiro, impulsionada pelos fluxos vindos do Paraguai. Já no caso da cocaína, ainda que a entrada da substância em território brasileiro tenha se elevado, o tráfego de saída para outras nações apresentou um declínio, em consequência do fechamento de fronteiras.

Segundo o levantamento, o índice de apreensões internas de cannabis teve um aumento 107% entre 2020 e 2021, quando comparado com o período 2018/2019. Contudo, o confisco de cocaína diminuiu 37% nesse intervalo, por causa das interrupções no transporte internacional.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!