/

Home

/

Notícias

/

Coronavírus

/

Profissionais da saúde fazem apelo para população ficar em casa

Notícias
Coronavírus

Profissionais da saúde fazem apelo para população ficar em casa

Ato tem aplausos pelas janelas

Por Da Redação
Profissionais da saúde fazem apelo para população ficar em casa
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em uma tentativa de controlar o avanço do coronavírus e proteger a própria vida, profissionais de saúde iniciaram uma campanha que ganhou as redes sociais nesta semana. No Rio Grande do Norte, por exemplo, segurando cartazes que formavam a frase "Nós estamos aqui por vocês, por favor fiquem em casa por nós", eles fazem o apelo para que a população se mantenha em quarentena, sem sair de casa. "É para fortalecer o isolamento social, que nesse momento é importante para achatar a curva de contágio do vírus.

Cada pessoa na rua é um potencial contagiante ou contagiado da doença", declarou a médica obstetra, Roberta Cecília Moreno, que atua em maternidades das redes pública e privada em Natal. Ela detalhou, ainda, que a maioria dos infectados terá apenas sintomas leves, como febre e tosse seca. "Isso vai passar sem medicação e sem a necessidade de atendimento médico. Porém, se essas pessoas saírem de casa, mesmo que seja para buscar atendimento médico sem necessidade, irão contaminar outras pessoas, incluindo os profissionais de saúde", ressaltou.

A campanha teve início em outros países com número relevante de casos confirmados de coronavírus. A mesma mensagem dos trabalhadores (enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem também) pôde ser vista em redes sociais de cidadãos norte-americanos. Na noite desta sexta-feira, moradores de várias cidades brasileiras foram às janelas de casas e apartamentos aplaudir os profissionais em um ato marcado pelas redes sociais. Ganhou o mundo a homenagem feita a profissionais de saúde pelas janelas em horário marcado. Em São Paulo, isso ocorreu nesta sexta-feira. 

No Rio de Janeiro, funcionários da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) , principal instituição brasileira de ciência e tecnologia em saúde, entraram na campanha. Quatro integrantes do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) interromperam momentaneamente suas atividades para tirar uma foto com cartazes que formam as duas frases. A imagem viralizou nas redes sociais. O mesmo tipo de imagem foi feito por profissionais de saúde em outros Estados e regiões do País. De acordo com dados publicados pelo Ministério da Saúde neste sábado (21), o Brasil registra 978 casos confirmados e 11 mortes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102