/

Home

/

Notícias

/

Michel Telles

/

Projeto de lei da geração própria de energia entra na pauta de votação desta quarta no Senado Federal

Notícias
Michel Telles

Projeto de lei da geração própria de energia entra na pauta de votação desta quarta no Senado Federal

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Projeto de lei da geração própria de energia entra na pauta de votação desta quarta no Senado Federal
Foto: Arquivo

O Senado Federal incluiu na pauta de hoje, quarta-feira, hoje, dia 15/12, a votação do Projeto de Lei n° 5829/2019 (PL), que cria o marco legal para a geração própria de energia solar e demais fontes renováveis no Brasil.
 
Na avaliação da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o texto, da forma como foi aprovado com ampla maioria na Câmara dos Deputados em agosto deste ano, vai trazer mais segurança jurídica ao setor e deve acelerar os investimentos em novos projetos fotovoltaicos em residências e empresas no País.
 
O texto do PL aprovado na Câmara dos Deputados traz segurança jurídica ao manter as regras atuais até 2045 para os pioneiros e aqueles que solicitarem acesso à distribuidora até 12 meses após a publicação da Lei. Também prevê um período de transição para quem entrar após os 12 meses com o pagamento escalonado da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD fio B). Além disso, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e a ANEEL tem 18 meses, desde a publicação da Lei, para estabelecer as diretrizes e a valoração dos custos e benefícios da geração distribuída a serem implementados a partir de 2030.
 
Caso o texto seja eventualmente modificado no Senado, ele retornará à Câmara dos Deputados, que possui a prerrogativa de rejeitar as alterações feitas e retornar o texto ao originalmente acordado na casa em agosto.
 
A geração própria de energia solar possui hoje no País mais de 7,5 GW de potência instalada, o que representa mais da metade da capacidade da usina de Itaipu. O segmento trouxe mais de R$ 37,1 bilhões em investimentos e cerca de R$ 9,4 bilhões em arrecadação acumulados desde 2012, espalhados pelas cinco regiões do Brasil. A tecnologia solar é utilizada atualmente em 99,9% de todas as conexões de geração própria no País, liderando com folga o segmento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102