Vírus da zika inibe tumor de próstata, revela estudo

Para a pesquisa, foram obtidas amostras do vírus a partir de um paciente infectado no Ceará em 2015

[Vírus da zika inibe tumor de próstata, revela estudo]

FOTO: Reprodução

O vírus da zika pode ser capaz de inibir a proliferação das células do câncer de próstata, essa foi a descoberta de um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Os testes foram feitos com amostras de células in vitro de um tipo específico de câncer de próstata, o adenocarcinoma. E segundo o professor de Farmácia Rodrigo Ramos Catharino, que coordenou as pesquisas, a escolha desse tipo de célula tumoral se deu pelo fato de esse ser um dos mais comuns, além de ser a forma mais agressiva do câncer. 

“Seguimos a ideia de que, logicamente, se o zika resolvesse a forma mais agressiva, as outras formas também seriam possíveis de serem curadas e/ou tratadas”, explica.

As amostras do vírus foram obtidas a partir de um paciente infectado no Ceará em 2015. E após o cultivo em laboratório, o vírus foi aquecido a uma temperatura de 56ºC para que sua potencialidade inflamatória fosse eliminada.

Depois disso, uma cultura de células tumorais foi colocada em contato com o vírus inativado. De acordo com os estudos, a análise feita após 48h mostrou que a cultura exposta ao vírus da zika apresentou um crescimento 50% menor que a amostra que não entrou em contato com ele.

Os resultados do trabalho foram publicados na revista científica americana “Scientific Reports”.  E o próximo passo da pesquisa envolve testes em animais, mas o trabalho dos pesquisadores ainda depende de financiamento.


Comentários