Promotor pode se tornar primeiro professor titular negro da Faculdade de Direito da Ufba

Heron Gordilho vai apresentar memorial acadêmico a uma comissão julgadora

[Promotor pode se tornar primeiro professor titular negro da Faculdade de Direito da Ufba ]

FOTO: Reprodução/MP-BA

O promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e professor de Direito Ambiental da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Heron Gordilho, apresentará na próxima sexta-feira (5) seu memorial acadêmico a uma comissão julgadora para defender a sua aprovação como professor titular da instituição de ensino.
 
Caso seja aprovado, ele será o primeiro docente negro da Faculdade de Direito da Ufba a se tornar titular. A banca examinadora ocorrerá às 9h, na Sala dos Órgãos Colegiados Professor JJ Calmon de Passos, no bairro da Graça, em Salvador. “Sou o terceiro professor negro e poderei ser o primeiro professor negro titular da Faculdade de Direito da UFBA, o que mostra bem que a gente tem uma sociedade estratificada social e racialmente”, disse o promotor. 

Segundo Gordilho, o cargo de professor titular é o grau máximo na carreira acadêmica e, para chegar a este nível, é preciso passar por diversas promoções e todas elas são concedidas por merecimento, seguindo critérios bastante objetivos. “O Ministério Público, ocupando os espaços de ensino, formará novos quadros, novos promotores. É importante que os estudantes saibam o que é o Ministério Público e tenham formação. O MP é vocação e o aluno pode se interessar pela carreira ao ter um conhecimento mais aprofundado sobre as atribuições do Ministério Público”, acrescentou Gordilho.


Comentários