Quatro a cada dez brasileiros aptos não receberam a terceira dose de vacina contra a Covid-19

Maio registrou um declínio no número de procura pela vacinação

[Quatro a cada dez brasileiros aptos não receberam a terceira dose de vacina contra a Covid-19]

FOTO: Reprodução

O mês de maio vem registrando pequenos avanços na vacinação contra a Covid-19 no Brasil em 2022, gerando uma estagnação do patamar de cobertura atingido. Nos primeiros 15 dias, a média diária de doses aplicadas foi de 250 mil, um declínio de 40,7% em relação ao mesmo período de abril.

A aplicação da terceira dose teve queda de 57,6% na primeira quinzena deste mês, em comparação com abril, ainda que quatro em cada dez brasileiros aptos (acima de 18 anos e que tenham tomado a segunda dose há mais de quatro meses) não tenham recebido o reforço.

Cerca de 143 milhões de pessoas tomaram as duas doses ou a dose única. Dessa forma, 86,5 milhões (60,5%) estariam elegíveis para receber a terceira dose. 56,5 milhões de indivíduos estão com apenas duas doses. Outros 18,5 milhões possuem, até o momento, somente a primeira dose.

Com a inclusão de crianças de 5 a 11 anos, a aplicação de doses ganhou fôlego no primeiro trimestre. Nos primeiros 15 dias de fevereiro, por exemplo, cerca de 1 milhão de doses foram aplicadas, índice que recuou para 630 mil na primeira quinzena de março e para 422 mil no mesmo período de abril.

"Preocupa, neste sentido, a estagnação no crescimento da cobertura vacinal na população adulta, além da desaceleração da curva de cobertura de terceira dose, especialmente pela adesão substancialmente menor de adultos à aplicação da dose de reforço", dizem pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em boletim divulgado nesta quinta-feira (19).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!