Receita alerta para golpes via pix; saiba como evitar

Golpistas condicionam a liberação do valor ao pagamento antecipado do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

[Receita alerta para golpes via pix; saiba como evitar]

FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Receita Federal emitiu um alerta, nesta quinta-feira (30), a respeito de golpes que estão sendo realizados através de empréstimos via pix. De acordo com o órgão, as supostas empresas de crédito condicionam a liberação do valor ao pagamento antecipado do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Os estelionatários mostram à vítima notificações e documentos falsos, a fim de convence-las a recolher taxas inexistentes para a arrecadação do dinheiro. A Receita informou, no entanto, que essa não é a metodologia do órgão.

"Trata-se de golpe, já que a Receita Federal não fornece dados para recolhimento de tributos ou taxas via transferência", informa o órgão em nota.

O recolhimento do IOF é feito, apenas, mediante Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), pago pela entidade que fornece o crédito e não pelo contribuinte. Além disso, os servidores não prestam serviços de empréstimo à população e nem entram em contato para cobrar esse tipo de taxa.

Em caso de suspeita de golpe, o ideal é prestar um boletim de ocorrência com a polícia e apresentar a maior quantidade de provas possível.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Alexandre de Moraes concede liberdade provisória a Mauro Cid]

Ajudante de ordens de Bolsonaro está preso desde o dia 22 de março

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!