Recolocação profissional

Confira o editorial desta quinta-feira (24)

[Recolocação profissional]

FOTO: Reprodução

Um currículo bem elaborado é o primeiro passo para a busca de recolocação profissional. Online, em redes sociais voltadas ao mercado de trabalho, ou impresso entregue em mãos nas empresas, este documento é uma importante ferramenta para procurar emprego. Produzi-lo de acordo com o perfil da vaga desejada e destacar as principais experiências, línguas que domina e até mesmo se realiza algum tipo de ação social, são essenciais para atrair a atenção dos recrutadores e ser chamado para entrevistas. 

Montar um currículo requer estratégia, de modo que acentue qualidades, experiências e, principalmente, seja endereçado de forma consciente. Um erro comum é a panfletagem de currículo, isto é, colocar em qualquer site ou mandar para qualquer empresa, sem foco. Tem que, primeiro, reformular com as informações ordenadas e completas, por exemplo, o nome da instituição onde se formou, o ano e se o curso foi concluído.

O currículo ainda deve ter, obrigatoriamente atributos que mostre quem você é profissionalmente. O processo de reformular o currículo é uma forma de treinar para entrevistas. É relembrar e repensar nas experiências e aptidões.

Não existe uma única maneira de montar um currículo e a pessoa precisa construir um caminho. Até mesmo ação social vale colocar, caso realize alguma. As empresas valorizam. Projetos acadêmicos e o nível de conhecimento em línguas estrangeiras também contam muito, assim como conhecimento em informática. A inovação está aí, mas tem que saber manejar uma tabela de Excel.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!