Recuperação econômica global em stand-by

Confira o editorial desta terça-feira (16)

[Recuperação econômica global em stand-by]

FOTO: Divulgação/Pixabay

O principal relatório da ONU sobre a economia global foi divulgado semana passada e as perspectivas não são animadoras. O documento intitulado Situação e Perspectivas Econômicas Mundiais de 2022 (WESP, sigla em inglês) mostra que a rápida disseminação da variante Ômicron freou a recuperação da economia global, contrariando os sinais de crescimento relativamente sólido, segundo análises, no final de 2021.

O estudo aponta uma série de problemas que estão desacelerando a economia, como novas ondas de infecções por Covid-19, persistentes problemas e desafios no mercado de trabalho e cadeia de suprimentos, bem como pressões inflacionárias crescentes.

A desaceleração deve continuar no próximo ano. Após uma expansão encorajadora de 5,5% em 2021 – impulsionada por fortes gastos de consumidores e alguma captação de investimento, com o comércio de bens superando os níveis pré-pandemia – a produção global deverá crescer apenas 4% em 2022 e 3,5% em 2023.

Comentando o lançamento do relatório, António Guterres, secretário-geral da ONU, declarou que, com o WESP pedindo políticas e medidas financeiras mais direcionadas e coordenadas, é hora de dar fim às lacunas de desigualdade dentro e entre os países.

O relatório ainda prevê que os países em desenvolvimento sofrerão um impacto maior no longo prazo do que as nações mais ricas. A África e a América Latina e o Caribe devem ter um crescimento significativamente menor, em comparação com as projeções pré-pandemia, levando a mais pobreza e menos progresso no desenvolvimento sustentável e na ação climática.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!