Rede de eletropostos cresce 50% no Brasil mas distribuição é desigual

Há novos pontos de carga de carros elétricos mas Bahia tem poucos locais de abastecimento

Um levantamento feito pela Tupinambá Energia para o Grupo de Eletropostos e divulgado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico – ABVE, a rede de recarga para veículos eletrificados aumentou em 50% em quatro meses no Brasil. Os dados mostraram que os postos elétricos saltaram de 500 pontos em março para 754 pontos em julho. Deste número, 735 pontos funcionam de maneira plena.

No entanto, boa parte dos postos está localizada no sudeste e no sul enquanto o nordeste e norte tem poucos pontos. Hoje, na prática, em todo o estado só existem pontos de carga nos shoppings da capital e um eletroposto da Coelba, distribuidora da Neoenergia. Além destes locais há um plano da própria distribuidora de instalar pontos de carga ao longo de 1.200km entre Salvador e Natal/RN. 

Em relação aos estados que mais têm eletropostos, São Paulo está na frente com 49,31%. Já o segundo colocado Santa Catarina tem 11,03%, logo atrás está o Rio de Janeiro com 9,31%. O quarto colocado é o Paraná com 7,93%, seguido de perto pelo Distrito Federal com 7,59%. Minas Gerais tem 6,21%, o que o deixa na sexta posição. Com 2,76% o Espírito Santo ficou com o sétimo lugar. Próximo dele está o Rio Grande do Sul com 2,07%. O oitavo lugar ficou com Pernambuco com 1,72% e o nono lugar ficou com Goiás com 1,03%. Em décimo com 0,34% aparecem os estados da Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O levantamento levou em consideração apenas pontos de recarga instalados em ruas, praças, parques, shoppings, estacionamentos privados e estabelecimentos privados com acesso para carros eletrificados. Não foi levado em consideração pontos instalados em concessionárias e condomínios residenciais.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!