Reforma tributária pode aumentar custos de serviço hospitalar e planos de saúde

Anahp pressiona governo e Congresso para revisão de propostas

[Reforma tributária pode aumentar custos de serviço hospitalar e planos de saúde]

FOTO: Reprodução/Cofen

A reforma tributária, defendida no Congresso e no governo como uma forma de simplificar e unificar impostos, pode causar um efeito em cadeia e tornar a saúde mais cara. Atualmente beneficiado por exceções na incidência de tributos, o setor pode ter a alíquota aumentada caso os textos em tramitação nas casas legislativas sejam aprovados tal como estão colocados. 

Uma das consequências previstas é o aumento do custo de hospitais e planos de saúde, que podem ser repassados aos consumidores. Enquanto isso, tramitam na Câmara e no Senado, duas PECs (Propostas de emenda à Constituição), além da primeira etapa da reforma apresentada pelo governo, contida no PL 3.887 (Projeto de Lei). Em comum, todas as propostas preveem a unificação de alguns impostos. 

No caso das PECs, a saúde privada seria impactada com uma incidência de impostos de 25%, enquanto que no caso do PL da reforma, a unificação dos impostos federais representaria uma alíquota de 12%. Pelas regras atuais, o setor de saúde está vinculado ao chamado PIS/Cofins cumulativo, no qual as alíquotas somadas chegam a 3,65%. Como a regra é diferente a depender da cidade, a incidência total de impostos varia de 5,5% a 6% sobre a receita bruta. 

A Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) vem pressionando o Congresso e governo a rever a forma como os textos estão apresentados e querem que as condições diferenciadas em vigor sejam mantidas em novos normativos.

“Existe uma pressão econômica, pois as novas regras devem aumentar a carga tributária do setor e unificar tributos (inclusive que não estamos vinculados hoje). É como se estivéssemos absorvendo uma carga tributária de outros setores para fazer um ajuste na carga geral”, argumenta Eduardo Muniz Cavalcanti, consultor tributário da Anahp. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!