Relembre os 'chocolates' marcantes do clássico BA-VI

Rubro-Negro já perdeu de dez duas vezes; Tricolor levou sete em final de Baiano

[Relembre os 'chocolates' marcantes do clássico BA-VI]

FOTO: Felipe Oliveira/EC Bahia

É chegada a Páscoa e junto a ela geralmente vem aquele forte desejo de saborear um belo chocolate para manter viva a tradição no período, mas e quando o chocolate causa uma tremenda dor de barriga para alguém? Pois é, esse sentimento já assolou tanto Bahia quanto Vitória ao longo dos anos, mesmo fora da época favorita dos chocólatras. 

Pensando em como tornar agradável o sabor para os dois times e ao mesmo tempo trazer algumas lembranças um tanto amargas, o Farol da Bahia selecionou algumas goleadas 'chocolates' envolvendo o clássico Ba-Vi nas últimas décadas. Confira a seleção de goleadas a seguir: 

Bahia 10 x 2 Vitória (1938)

O jogo disputado em 1938 valia o título do turno do Campeonato Baiano para o Tricolor, que levou o jogo tão a sério atropelando o Rubro-Negro por incríveis 10 a 2, com grande atuação de Marzol, Amorim e Vareta, que fizeram três gols cada. Detalhe, o Bahia saiu perdendo o confronto, mas com uma virada sem dó nem piedade levantou o caneco. Até hoje, é considerada a maior goleada oficial do duelo.

Bahia 10 x 1 Vitória (1939)

Infelizmente para o torcedor Rubro-Negro da década de 30, ser derrotado pelo maior rival por mais de nove gols aconteceu duas vezes, e pior, foi logo no ano seguinte ao revés humilhante sofrido diante do Tricolor no ano anterior. 

Desta vez, em partida amistosa disputada no Campo da Graça, na celebração do feriado de Conceição da Praia (08/12), o Esquadrão impôs um sonoro 10 a 2 pra cima do Leão da Barra, com outra grande atuação de Vareta que marcou cinco vezes. O confronto que até hoje é desvalorizado pelos Rubro-Negros por se tratar de um simples amistoso é a maior goleada não oficial do duelo.

Vitória 6 x 2 Bahia (2005)

Foto: Divulgação

Na época, apenas um simples confronto entre as duas equipes por uma fase classificatória do Campeonato Baiano. Os dois times lideravam os respectivos grupos e queriam somar mais três pontos na busca pela desejada taça. Melhor para o Vitória, que aplicou 6 a 2 no Bahia. O jogo é até hoje o maior placar já visto entre os rivais no Barradão, além de na ocasião, ter ficado conhecido por ser o maior placar do clássico nos últimos 57 anos do confronto, isso até chegar 2013...

Vitória 5 x 1 Bahia (2013)

Foto: Divulgação

Esse ficou marcado na memória das duas equipes, seja para o bem ou para o mal. O duelo era o primeiro a ser disputado na Arena Fonte Nova após a reforma para a Copa do Mundo a ser disputada em 2014 e que, tinha Salvador como um dos territórios, para que os craques de todo o mundo desfilassem os talentos por terras baianas. Mas, antes o estádio precisava de um jogo a altura para inauguração, e nada melhor que um Ba-Vi para isso. Era esperado que o jogo fosse equilibrado até pelo momento das equipes na época, só faltou combinar com o Vitória.

Coube a Renato Cajá com o pé esquerdo em cobrança de pênalti fazer o primeiro gol no novo estádio. O duelo terminaria em 5 a 1 para o Rubro-Negro em cima do rival, pela 4ª rodada do Campeonato Baiano de 2013. Além de ter chegado a oito partidas sem perder para o Esquadrão na época, o Leão ainda causou a demissão do técnico rival, Jorginho.

Vitória 7 x 3 Bahia (2013)

Foto: Divulgação/Zero Hora

Aquela edição do Campeonato Baiano de 2013 embrulhou o estômago dos Tricolores. Após sofrer a goleada para o Vitória no primeiro jogo da nova Fonte, o Bahia viu a chance da vingança no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano, novamente no mesmo território da derrota para o Leão. Porém, os planos do Tricolor foram rapidamente por água abaixo.

O Vitória simplesmente fez 7 a 3 no Bahia. Dinei foi o nome do jogo com 4 gols marcados. O jogo encaminhou o título do Campeonato Baiano para o Rubro-Negro e também veio como presente de aniversário antecipado, já que no dia seguinte (13) o Leão completaria 114 anos de história.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!