/

Home

/

Notícias

/

Autos

/

Renault Duster zera em teste de colisão do Latin NCAP

Notícias
Autos

Renault Duster zera em teste de colisão do Latin NCAP

Modelo foi bem em teste frontal mas oferece baixa proteção para crianças

Por Marcos Camargo Jr.
Renault Duster zera em teste de colisão do Latin NCAP
Foto:

Um dos modelos mais vendidos da Renault no país, o Duster teve baixa nota em uma avaliação de segurança. O Latin NCAP divulgou hoje os primeiros resultados de testes de colisão hoje após um longo hiato por conta da pandemia. 
Como resultado, a segunda geração do Renault Duster lançada no início do ano passado foi muito mal na avaliação. 

Conforme o órgão após quatro testes de colisão seguindo o protocolo vigente o Duster zerou no teste. O modelo da Renault obteve obteve 29,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 22,93% em Proteção de Ocupantes Infantis, 50,79% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 34,88% em Sistemas de Assistência de Segurança.  

Todas as versões do Crossover contam com dois airbags além de controle de tração e estabilidade. Apesar do Duster ser um modelo global e oferecer proteções adicionais em outros mercados como o europeu, a base usada para o modelo na América Latina é diferente e não oferece a mesma proteção segundo o Latin NCAP. 

Na batida frontal a 64 km/h, a a plataforma absorveu de forma satisfatória o impacto porém os bonecos que representam as crianças no banco traseiro sofreram danos na cabeça. 

Ao longo da avaliação o teste mostrou ainda problemas na estrutura da porta assim como vazamento de combustível após um teste de colisão lateral feito a 50km/h. 

“No cenário potencial de um teste regulatório sob a norma UN95, o modelo falharia devido à abertura da porta. O teste de Whiplash mostrou proteção insuficiente para o pescoço. A proteção do ocupante infantil apresentou uma pontuação baixa quando as cabeças dos dois dummies entraram em contato com o interior do veículo. Da mesma forma, o veículo não oferece a marcação permanente do aviso de desconexão do airbag para o passageiro. A instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI) também obteve pontuação baixa. A proteção de pedestres é aceitável” diz o comunicado do Latin NCAP divulgado no país pela Proteste, associação de consumidores. 

Renault contesta avaliação 

O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.
• Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes. 
• É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei.
• A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102