/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

República Democrática do Congo enfrenta surtos de ebola, covid-19 e sarampo

Notícias
Mundo

República Democrática do Congo enfrenta surtos de ebola, covid-19 e sarampo

Até quarta (24), país tinha mais de 6 mil casos e 142 mortes pelo novo coronavírus

Por Da Redação
República Democrática do Congo enfrenta surtos de ebola, covid-19 e sarampo
Foto: Reprodução / Istoé

A República Democrática do Congo enfrenta ao mesmo tempo a covid-19 e surtos recorrentes do vírus Ebola e do sarampo. Embora a situação esteja mais controlada em relação a anos anteriores, quatro novas mortes pelo ebola foram confirmadas no dia 1º de junho de 2020 na cidade de Mbandaka, deixando em alerta as autoridades locais.

O desafio enfrentado pelo país africano na saúde pública chamou a atenção do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesu, que na ocasião alertou em seu Twitter: “Esse surto é um lembrete de que a Covid-19 não é a única ameaça à saúde que as pessoas enfrentam. A OMS continua monitorando e respondendo a muitas emergências de saúde”, escreveu.

O sarampo, por sua vez, apareceu com força na República Democrática do Congo em 2011 e o número de contaminados cresce ano após ano. Em 2013, por exemplo, eram 88.381 casos confirmados. Até o fim do ano passado, esse número saltou para 311.471.

Covid-19

Segundo a Universidade Johns Hopkins, a República Democrática do Congo registrava mais de 6 mil casos e 142 mortes pelo coronavírus até a tarde desta quarta-feira (24). Com as dificuldades na realização de testes e nos resultados, há suspeita de que haja número considerável de subnotificação.

No país, a questão sócio-econômica é um fator preocupante no combate ao vírus. Grande parcela da população não tem acesso a saneamento básico e condições adequadas de higiene, como lavar as mãos, umas das maneiras de evitar o contágio do novo coronavírus.

Além disso, o alto índice de comorbidades, como hipertensão, diabetes, HIV e AIDS e tuberculose, são agravantes na luta contra a mortalidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102