Responsabilidade no trânsito para salvar vidas

Confira o nosso editorial deste sábado (18)

[Responsabilidade no trânsito para salvar vidas]

FOTO: Agência Brasil

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o país com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. 

O tema de 2021 das campanhas educativas é “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo e é neste gargalo que entra a realização anual da Semana Nacional de Trânsito, que visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito.

Tais ações contemplam a discussão questões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.

Nesta dinâmica, é fundamental que cada município brasileiro, neste evento, aborde também a vulnerabilidade dos pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência, os quais estão mais expostos ao risco de lesões, caso sofram um acidente.

O objetivo da Semana é sempre conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor.

Espera-se, assim, que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!