Com Chef renomado, Restaurante Catherine Gramado é hotspot na Serra Gaúcha!

Aos detalhes...

[Com Chef renomado, Restaurante Catherine Gramado é hotspot na Serra Gaúcha!]

FOTO: Divulgação Assessoria

Gastronomia e arte, tradição e inovação, clássico e moderno, internacional e regional. Esse é o tempero do Catherine Gramado, restaurante de culinária francesa, que se tornou ponto turístico obrigatório em pouco tempo na Serra Gaúcha. À frente da cozinha e do empreendimento, está o chef gaúcho Nícolas Heckel. Jovem, já ostenta um rico currículo de realizações no Brasil e no exterior, com passagens pelos premiados DOM, Maní, Brasil a Gosto e L’Amitié, em São Paulo, e restaurantes estrelados na Holanda e na Itália. O restaurante Catherine está localizado num charmoso e histórico casarão, no centro de Gramado, em frente à Praça das Rosas: ponto turístico na Serra Gaúcha. Crédito da foto: Divulgação.

Além do menu autoral, a arquitetura impacta os visitantes. O restaurante está localizado num charmoso e histórico casarão, no centro de Gramado, em frente à Praça das Rosas. Em quase 500m2, a decoração alia tradição e modernidade. O restaurante preserva a memória da pioneira família Perini, que morou no casarão e se tornou referência em hotelaria na cidade. O respeito pela estrutura original aparece nos cômodos, detalhes e acabamentos. No chão de um dos salões e nas paredes da adega, há dormentes de trem. Elementos rústicos, como ferro, cipó e cimento queimado contrastam com cores vibrantes como laranja, rosa, verde e roxo. Flores estão espalhadas por todos os cantos da casa, até mesmo no teto da recepção.

Com design de interiores assinado por um dos sócios da casa, Evandro Catuci, a preocupação foi a de, em cada ambiente, prestar uma homenagem às diferentes formas de ser mulher. Espalhadas pelas paredes estão telas de ícones femininos, como Marilyn Monroe e Edith Piaf, esculturas femininas provenientes de antiquários locais e internacionais e quadros com retratos de mulheres assinados pelo artista Victor Hugo Senger.                        O restaurante reverencia as mulheres em todas as suas dimensões: décor, menu, carta de drinques assinada pela mixologista Claudia Schumacher, a sommelière Rosa Fattori, em seus festivais ao longo do ano e nas apresentações musicais da casa, sempre dando protagonismo às mulheres. O nome do restaurante é uma homenagem à figura histórica de Catherine di Médici, a rainha consorte da França no século XVI, de origem italiana, que revolucionou a gastronomia e a cultura francesa. No menu, o chef revisita clássicos, mas com um toque de contemporaneidade e a preferência por ingredientes frescos e locais. Nas entradas, a presença de queijos e a charcutaria regional. Dentre os pratos autorais, destaca-se o Confit de Canard, o pato cozido a vácuo, lentamente, com molho demi-glace de mexerica — ou bergamota para os gaúchos. Prato acompanhado de creme de cenoura, lentilhas pretas e sálvia. Um processo de 72 horas, com respeito à sazonalidade de cada item e ao tempo de elaboração de cada preparo. O ingrediente preferido do chef, a carne suína, aparece em pratos como o Côtelette de Porc Gratiné (costela suína gratinada com purê de batata e alho, molho demi-glace, salada de rabanete fermentado e cogumelos refogados). 

O carro-chefe da casa é a fondue, que faz a alegria dos turistas na temporada de inverno. Como a de queijo com cogumelos e aroma de trufas ou a de carne servida na pedra ou no vinho. Mas para a temporada de verão, as apostas são as saladas especiais, com proteínas, como Salade de Crevettes (camarões, aspargos, folhas, ervilhas, maionese de açafrão, ovas de peixes, rabanetes) e Saumon Cru (salmão cru, leche de tigre, arroz selvagem, pimenta biquinho e rabanetes). Confit de Canard, o pato cozido a vácuo, lentamente, com molho demi-glace de mexerica — ou bergamota para os gaúchos: 72 horas de preparo, respeito ao tempo e aos ingredientes. Crédito da foto: Corte Food.

Gramadense de origem e de coração, o chef, que também possui cidadania italiana e que já conheceu muitos países, diz ter voltado para casa simplesmente por ser “a melhor cidade do mundo”. “Sem um grande aeroporto, sem ser capital, escondida nas montanhas do Sul, Gramado consegue estar entre as mais visitadas do país e da América do Sul. E o motivo é a sua tradição em receber bem, na comunhão em torno da mesa e na excelência em hospitalidade. O que procuramos fazer no Catherine é exatamente isso: respeito ao ingrediente, às mulheres e aos visitantes”, resume o chef Nícolas Heckel. Se depender do Catherine, os turistas terão um motivo a mais para ir a Gramado.

Sobre o Catherine Gramado:

Celebrar a boa gastronomia, a arte e o protagonismo feminino. Essa é a proposta do Catherine Gramado, fundado em 2021, pelo chef Nícolas Heckel, ao lado dos amigos restaurateurs Josiano Schmitt e Evandro Catuci. Localizado num charmoso e histórico casarão, no centro de Gramado, em frente à Praça das Rosas, o restaurante já se tornou hotspot na cidade e espaço disputado para eventos, sobretudo pelo público feminino. A reverência às mulheres começa pelo nome do restaurante, uma homenagem à rainha Catherine de Médici, a italiana que revolucionou a cultura, os costumes e os hábitos alimentares na França. E se estende pelo menu, pelo décor, com telas que retratam ícones femininos, como Marilyn Monroe e Edith Piaf, até a carta de drinques preparada pela mixologista Claudia Schumacher. À frente da cozinha está um jovem prodígio, o  chef gaúcho Nícolas Heckel (ex-DOM, Maní, L’Amitié, Brasil a Gosto e internacionais, como os estrelados Calla's, Tapisco e Oogst, na Holanda). No menu de inspiração francesa, uma releitura de clássicos e a preferência por ingredientes frescos, locais, sabores afetivos e uma pitada da Serra Gaúcha. Puras misturas que já renderam 2 prêmios de chef revelação e melhor chef e, em 2023, o de restaurante revelação pela Sabores do Sul.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Lei que reestrutura carreira de professor indígena é sancionada na Bahia ]

A regulamentação foi publicada na edição do Diário Oficial desta quarta (24)

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!