Rio de Janeiro e Nasa fazem parceria para monitorar riscos de desastres

Modelo de acompanhamento poderá ser utilizado ainda no próximo verão

[Rio de Janeiro e Nasa fazem parceria para monitorar riscos de desastres  ]

FOTO: Agência Brasil

A prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Operações Rio (COR), e do Instituto Pereira Passos (IPP), firmou uma parceria com a Nasa para criar um modelo de acompanhamento com a intenção de antecipar ações para evitar tragédias e reduzir crises em momentos de chuvas fortes.

Esse modelo, que está em desenvolvimento e poderá ser utilizado ainda de forma preliminar no próximo verão, vai completar um outro, já aplicado para o monitoramento de deslizamentos, que começou a ser utilizado em setembro do ano passado. 

Para o chefe-executivo do Centro de Operações Rio, Alexandre Cardeman, esse tipo de acompanhamento é importante para a cidade do Rio de Janeiro que, historicamente, sofre com alagamentos. “Isso [os alagamentos] não vai deixar de acontecer. Provavelmente, cada vez mais vai piorar, vamos ter mais chuvas recorrentes com maiores volumes e nada melhor do que inovar e trazer uma visão fora da caixa para suprir esses problemas. Nada melhor também, falando em tecnologia e inovação, do que a Nasa, que tem pesquisadores de alta capacidade”, completou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Brasileiros são agredidos em Irlanda após serem questionados sobre nacionalidade ]

Os ataques foram filmados e postados no TikTok; os vídeos já foram apagados da plataforma

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!