'Rizz' é eleita 'palavra do ano' pela Oxford; saiba o significado

O termo ficou conhecido em junho

['Rizz' é eleita 'palavra do ano' pela Oxford; saiba o significado ]

FOTO: Reprodução

O termo "Rizz", definido como "estilo, charme ou atratividade", foi coroada a palavra do ano em 2023, conforme anunciou a Oxford University Press (OUP) nesta segunda-feira (04). Seus lexicógrafos escolheram “rizz” — que também significa “a capacidade de atrair um parceiro romântico ou sexual” — a partir de uma lista de quatro palavras e frases, após ajuda do público.

“Rizz foi escolhido pelos especialistas em línguas do OUP como um exemplo interessante de como a linguagem pode ser formada, moldada e compartilhada dentro das comunidades, antes de ser adotada de forma mais ampla”, disse a editora OUP. “Etimologicamente, acredita-se que o termo seja uma forma abreviada da palavra ‘carisma’, retirada da parte central da palavra, o que é um padrão incomum de formação de palavras”.

Segundo a editora, a palavra mostra o crescente impacto da Geração Z na sociedade como “as gerações mais jovens criam espaços – online ou pessoalmente – onde possuem e definem a linguagem que usam”.

O termo ficou conhecido em junho, após um entrevistador perguntar ao ator de “Homem-Aranha”, Tom Holland, sobre seu “rizz”. O jovem de 27 anos respondeu que “não tinha nenhum rizz”.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Oficina gratuita de Escrita Criativa segue com inscrições abertas até hoje (03)]

Com aulas presenciais entre os dias 11 e 14 de março, a atividade será ministrada pelo crítico de cinema Rafael Carvalho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!