Rússia anuncia suspensão no fornecimento de gás à Finlândia

Decisão entra em vigor na madrugada de sábado (21)

[Rússia anuncia suspensão no fornecimento de gás à Finlândia]

FOTO: Isac Nóbrega/PR

A operadora de gás da Finlândia Gasum anunciou nesta sexta-feira (20), em comunicado,  que a Rússia cortará todo o fornecimento de gás natural para o país a partir da madrugada do próximo sábado (21). A medida foi tomada após o Parlamento finlandês ter aprovado o pedido de ingresso do país à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O corte, segundo a operadora finlandesa, foi feito também por conta da recusa da Finlândia em pagar em rublos pelo fornecimento desse combustível fóssil. Em toda a Europa, cerca de 30% de todo o gás consumido vem da Rússia. "A Gazprom (estatal russa de gás) informou à Gasum que todo o fornecimento de gás natural para a Finlândia previsto em contrato será cortado a partir das 04h de sábado (21)", afirmou o CEO da companhia, Mika Wilkanen. "É lamentável que o fornecimento previsto em contrato seja rompido", completou. 

A companhia afirmou que, com a reserva que ainda tem, será possível manter o abastecimento de gás aos consumidores finais "pelos próximos meses". "Nós já estávamos nos preparando para esta situação e não haverá interrupção na transmissão de gás aos consumidores, por isso seremos capazes de continuar fornecendo gás pelos próximos meses", completou o comunicado.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!