Safra de café pode chegar a 53,4 milhões de sacas em 2022, aponta Conab

Ao analisar a colheita de 2020, último ano de bienalidade positiva, a produção de 5 milhões deste ano é 1,3% inferior

[Safra de café pode chegar a 53,4 milhões de sacas em 2022, aponta Conab]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

A produção de café pode chegar a 53,4 milhões de sacas, na safra deste ano, de acordo com a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse volume representa uma elevação de 5,7 milhões de sacas em relação ao ciclo anterior.

Ao analisar a colheita de 2020, último ano de bienalidade positiva, a produção de 5 milhões deste ano é 1,3% inferior, representando 9,6 milhões de sacas. O ciclo bienal é a alternância de um ano com grande florada seguida por outro com florada menos intensa.

“A recuperação, uma vez que a estiagem e as geadas ocorridas ainda no ano passado, principalmente em Minas Gerais, no Paraná e em São Paulo, debilitaram as plantas, influenciando no desempenho produtivo das lavouras de café”, diz o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, em nota.

De acordo com a Conab, o café arábica deve receber maior influência do clima adverso, já que sua concentração ocorre nas regiões mais impactadas pelas temperaturas baixas e pela companhia hídrica. Ainda assim, é esperado uma recuperação em relação à safra passada, podendo chegar a 35 milhões de sacas do produto beneficiado.

“Porém, era esperado um potencial produtivo, por se tratar de um ciclo de bienalidade positiva. Se comparado com a safra 2020, a indicação é de aumento de 23,6% do volume total estimado”, acrescenta a Conab.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!