Saiba algumas dicas para evitar dores após os exercícios

Distensões, entorses ou contusões pós-traumáticas são algumas das lesões desportivas mais frequentes

[Saiba algumas dicas para evitar dores após os exercícios]

FOTO: Reprodução

A prática de esportes é cada vez mais comum na vida cotidiana. Sejam crianças, adolescentes ou adultos, é uma rotina indispensável, pois não só promove o desenvolvimento intelectual, como também o bem-estar físico e psicológico.

É essencial manter uma atividade física regular, porque são inúmeros e conhecidos os seus benefícios. O esporte tem ainda um papel social relevante, ao reunir pessoas com diferentes origens e crenças, que ajuda na educação e desenvolvimento de cada um e fomenta a autoestima.

Contudo, é necessário praticar exercícios de maneira consciente. Por vezes, no decorrer das atividades podem surgir alguns tipos de lesões e os praticantes precisam estar atentos nas providencias para evitar esses tipos de problemas.
 

As lesões 

O aparecimento de lesões podem surgir decorrente de várias causas como: falta de preparação, má alimentação, elevada exigência física, desgaste da prática intensiva, repetição do gesto técnico, entre outras. Além disso, há múltiplas consequências associadas, como: saúde, econômicas e laborais.

As lesões afetam, sobretudo, jovens e adultos, com um enorme impacto individual. 

Existe também o fator econômico, que gera custos para a sociedade, como a perda de participação laboral do indivíduo e cuidados médicos necessários a longo prazo.

Menosprezados por falha de metodologia de treino, há vários aspectos para se considerar e que são imprescindíveis na prevenção de lesões para quem pratica esporte. O programa de treino deve ser gradual e condizente com a preparação física de cada pessoa. 

No tecido muscular, a redução da atividade física desencadeia na diminuição da força, atrofia e retrai os músculos e pode gerar a perda da flexibilidade. Um dos fatores que mais promove a manifestação de lesões está diretamente relacionado com a falta de reforço muscular. É, por isso, fundamental adequar o esforço da atividade física às capacidades de cada um.

O calçado esportivo é outro componente importante. Escolher um calçado adequado ao tipo do pé é o passo inicial para potencializar a biomecânica individual, oferecendo suporte e estabilidade o que, por si só, já vai diminuir o risco de queda ou lesão.

A alimentação é também uma parte chave do treino. Uma alimentação incorreta, com uma dieta rica em gordura e açúcar, dificulta as melhorias propostas para o treino e aumenta os riscos de lesão.

Por vezes não é possível prevenir todos os tipos de lesões, como as de origem traumática. Distensões, entorses ou contusões pós-traumáticas são algumas das lesões desportivas mais frequentes, sendo acompanhadas de dor e inflamação. O seu tratamento deverá depender sempre de aconselhamento especializado tendo como base, a severidade da lesão, a localização e a intensidade da dor.

Os hematomas

Os hematomas são lesões na pele que surgem na sequência de quedas ou embates contra superfícies. Apesar do aspeto inestético e da dor que podem causar, não têm, por norma, consequências maiores e desaparecem ao fim de duas semanas.

Aplicar gelo ou água fria pode aliviar a dor, mas por vezes é necessário coadjuvar a recuperação com um gel local. Procure acalmar a área dolorida logo após a lesão, aplicando um pano úmido com água fria, ou um saco de gelo protegido por uma toalha, durante 10 minutos. Faça uma pausa de 20 minutos e repita a aplicação.

O frio alivia a dor, reduz o inchaço, contribui para diminuir a quantidade de sangue que se espalha sob a pele e pode inibir o aparecimento das terríveis manchas roxas.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!