Salvador 475 anos: confira um retrato da primeira capital do Brasil

Além de ter o maior número de negros, município é o 5° mais populoso do país

[Salvador 475 anos: confira um retrato da primeira capital do Brasil ]

FOTO: Márcio Filho/MTUR

A cidade de Salvador, a primeira capital do Brasil, completa 475 anos nesta sexta-feira (29). De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital baiana é o quinto município mais populoso do país, com um total de 2.417.678 habitantes.

Além disso, Salvador se destaca por ser a capital mais feminina e o segundo município brasileiro com a maior proporção de mulheres na população, representando 54,4%. A idade mediana dos residentes em Salvador é de 38 anos, a segunda mais alta entre as capitais, ficando atrás apenas de Porto Alegre/RS (39 anos) e empatada com Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro.

População negra, quilombola e indígena

Os dados revelam ainda que Salvador se destaca como a capital brasileira com as maiores proporções de população preta (34,1%) e preta + parda (83,2%), enquanto apresenta as menores proporções de pessoas brancas (16,5%) e amarelas (0,1%).

Além disso, a cidade é a capital com o maior número de quilombolas e o segundo município brasileiro com mais pessoas que se autodeclaram como tal, totalizando 15.897 indivíduos. Salvador também figura como a segunda capital brasileira com a maior população indígena, somando 27.715 pessoas, ficando atrás apenas de Manaus.

Envelhecimento da população

Apesar de ser o 5º município mais populoso do país, Salvador tem a terceira maior quantidade de domicílios particulares permanentes (residências), totalizando 1.210.859, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Esse número registrou um crescimento de 41,0% entre 2010 e 2022.

Quanto à demografia, Salvador apresenta um índice de envelhecimento significativo, com 98 pessoas idosas (de 60 anos ou mais) para cada 100 crianças ou adolescentes de até 14 anos de idade. Em comparação com 2010, quando esse índice era de 45 pessoas idosas para cada 100 crianças/adolescentes, a cidade registrou o quinto maior aumento neste índice de envelhecimento entre as capitais.


Comentários