Salvador, Curitiba e Goiânia recebem o 5G nesta terça-feira (16)

Capitais se juntam a Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo

[Salvador, Curitiba e Goiânia recebem o 5G nesta terça-feira (16)]

FOTO: Reprodução/Pixabay

As cidades de Curitiba, Goiânia e Salvador recebem o 5G a partir desta terça-feira (16). Após a permissão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz já podem ativar a tecnologia de quinta geração do serviço móvel nas três capitais. Com essas cidades, já são oito no país a contar com a nova tecnologia, após Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.

Para concluir a implementação do 5G, foram realizados testes na semana passada sobre eventuais interferências nos sinais de Curitiba, Goiânia e Salvador. O Gaispi, grupo que acompanha a implementação da tecnologia no Brasil, liberou o lançamento nesses municípios na última sexta-feira (12).

Curitiba estreará a tecnologia com 316 antenas; Salvador com 139 estações rádio-base; e Goiânia com 100 antenas. De acordo com o cronograma inicial estabelecido pela Anatel, as operadoras devem colocar pelo menos uma estação para cada 100 mil habitantes. Até o final de setembro as cidades de Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória estarão aptas a receber o 5G, segundo a Anatel.

Já para as demais 15 capitais, o prazo máximo de ativação comercial foi prorrogado em 60 dias, ou seja, até 27 de novembro. O prazo para a conexão estar disponível em todos os municípios brasileiros com mais 30 mil habitantes é só em 2029. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!