São João: confira quatro opções de licor para fazer em casa

Sabores vão do tradicional jenipapo ao de chocolate

[São João: confira quatro opções de licor para fazer em casa]

FOTO: Divulgação

Considerada uma das bebidas mais tradicionais do São João, o licor é uma iguaria que vai bem em qualquer versão de sabor: de frutas, cremoso e até ao trufado. Por causa da pandemia, os festejos juninos terão que ser feitos em casa, mas isso não significa que você não possa curtir e também se divertir criando o seu próprio licor para acompanhar um amendoim e um bolo de aipim, por exemplo

Abaixo, o Farol da Bahia reuniu quatro receitas para os amantes do licor. Entre os sabores estão o tradicional Jenipapo, Laranja e o Limoncello.

Confira abaixo as receitas:

1. Licor de limão (Limoncello)

Ingredientes
5 limões sicilianos
1 xícara (chá) e meia de açúcar
1 xícara (chá) e meia de água
500 ml de vodca (à sua escolha)

Modo de preparo
Lave as cascas dos limões e seque. Com uma faca, descasque os limões com cuidado para tirar a parte branca (É necessário retirar porque ela amarga o licor). Coloque as cascas dos limões em um pote com fechamento hermético e cubra com vodka (O pote é essencial para evitar a evaporação do álcool). Deixe descansar por cinco dias.

Após o descanso, é hora de fazer a calda: misture a água com o açúcar e leve ao fogo médio até o açúcar dissolver completamente. Após o ponto de fervura, transfira para um pote e deixe esfriar. Logo após esfriar, misture a calda de açúcar ao pote com as cascas de limão e misture. Tampe e deixe descansar por mais cinco dias. 

Logo após esse período, coe a bebida e descarte as casas. Transfira o limoncello para uma garrafa e deixe no congelador para servir bem gelado ou faça uma mistura com drink. Fica à sua escolha. 

Obs.: Por não ter conservantes, o licor deve ser mantido no freezer e consumido em três ou quatro meses.

2. Licor de Jenipapo

Ingredientes
20 jenipapos
2 litros de cachaça
2 quilos de açúcar

Modo de Preparo

Descasque os jenipapos, corte em pedaços e bata tudo no liquidificador com um pouco de água até formar um caldo grosso. Logo após, coe a bebida em um pano de prato e peneire até a polpa virar um bagaço, que deve ser jogado fora.

Depois, transfira o suco para uma panela, adicione o açúcar e deixe em ponto de fervura por 40 minutos, tempo necessário para transformar o caldo. 

Em seguida, espere a calda esfriar e volte a coar a bebida em um pano de prato para retirar a borra. Logo após, é só adicionar a cachaça e misturar até a bebida ficar homogênea.

3. Licor de laranja

Ingredientes
2 laranjas 
1 litro de cachaça
4 xícaras (chá) de açúcar
Meia colher (chá) noz-moscada em pó

Modo de preparo
Descasque as laranjas e coloque as cascas dentro de um pote de vidro junto com os outros ingredientes. Deixe a mistura descansar por um dia.

Filtre a bebida e guarde em uma garrafa esterilizada e bem fechada por cerca de dois dias. Após o período, agite bem antes de servir.

4. Licor de chocolate

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
75 ml de vodka
125 gramas de açúcar
200 ml de leite
60 gramas de chocolate meio amargo (picado)
1 xícara de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Modo de preparo
Coloque o chocolate meio amargo em uma panela junto com 100 ml de leite e deixe derreter em fogo baixo. Depois de derretido, espere esfriar e despeje o restante do leite na panela.

Em um liquidificador, despeje todos os outros ingredientes e bata de 3 a 5 minutos até diluir o açúcar totalmente. Depois, misture os ingredientes e deixe a bebida descansar por cerca de uma semana.

Após o descanso, coloque a bebida na geladeira por duas horas e sirva na mesa.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Empresas do Brasil miram oportunidades no bilionário mercado de alimentos do Canadá! ]

Setor deve movimentar US$ 145,4 bilhões em 2024 e cresce, em média, 5% ao ano com importações de diversos países

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!