/

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

São João: do tamanho do coração do baiano

Notícias
Editorial

São João: do tamanho do coração do baiano

Por Erick Tedesco
São João: do tamanho do coração do baiano
Foto: Agência Brasília

O São João na Bahia é plural e enorme como o estado, uma festa que move multidões e transforma a rotina dos baianos. É uma loucura, daquelas loucuras no sentido gostoso da palavra, ainda mais gostoso por causa de tanta música, comida e prosa nestes dias. 

Não basta ser uma festa do tamanho da Bahia; é o que é por causa do tamanho do coração do baiano, que se joga por completo para vivenciar com intensidade cada dança ou cada mordida no bolo de milho.

Festa junina, na Bahia, é diferente de festa junina em São Paulo, por exemplo. Todas as iguarias típicas desta época do ano, enquanto consumidas à exaustão pelas bandas paulistas, são apreciadas quase que exclusivamente entre junho e julho pelos baianos. 

Parece um jeito de romantizar as festividades de São João, que no fundo, dá ênfase, mesmo, à grandiosidade das celebrações de Norte a Sul no estado, com muitas festas acontecendo ao mesmo tempo. É a loucura gostosa! 

É uma festa de afetividade, onde só dança quem vem de coração aberto, sorriso no rosto e, claro, estômago vazio. Apesar dos motivos religiosos do São João, a religiosidade é apenas um adereço de algo maior, que envolve mutirões para os preparativos, doações a instituições de caridade, reuniões de famílias e amigos etc.

Uma festa tipicamente brasileira, com muito do afeto do baiano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102