Saúde amplia distribuição de vacina contra a dengue para 154 municípios

Novas cidades serão beneficiadas com a imunização para combate à doença

[Saúde amplia distribuição de vacina contra a dengue para 154 municípios]

FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (27), que mais 154 municípios serão contemplados com a vacina contra a dengue. Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde, explicou que as doses serão realocadas pelos próprios estados, sem afetar aqueles que já receberam o imunizante.

A redistribuição das doses iniciará com a publicação de uma nota técnica hoje. No entanto, ainda não há uma previsão exata para a chegada das vacinas nessas novas localidades, devido a desafios logísticos específicos de cada região, como destacou Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Os 154 municípios estão distribuídos em 11 Regiões de Saúde, que integram municípios fronteiriços compartilhando redes de comunicação e infraestrutura de transportes. Essas regiões visam aprimorar a organização, planejamento e execução de ações de saúde.

A lista das novas cidades beneficiadas ainda não foi divulgada pelo Ministério da Saúde.

Na primeira fase da campanha, 521 cidades de 16 estados e do Distrito Federal foram selecionadas para receber a vacina, priorizando municípios com mais de 100 mil habitantes e aqueles próximos a áreas com registros de dengue tipo 2.

Desde o início da vacinação, o Ministério da Saúde já distribuiu 1.235.119 doses aos estados e ao DF, com 534.631 doses aplicadas e 700.488 não registradas. No entanto, 13 cidades ainda não enviaram os dados de aplicação ao governo.

O Brasil foi pioneiro na oferta da vacina na rede pública, disponibilizando-a para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos pelo SUS.

Em relação aos casos de dengue, o país enfrenta uma situação preocupante, registrando mais de 2 milhões de casos em 2024, o maior número já registrado na série histórica iniciada em 2000. A estimativa do Ministério da Saúde é de que o país alcance 4,2 milhões de casos este ano.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!