/

Home

/

Notícias

/

Coronavírus

/

Secretário de Saúde diz que data prevista para saturação de leitos foi prorrogada

Notícias
Coronavírus

Secretário de Saúde diz que data prevista para saturação de leitos foi prorrogada

Leo Prates afirma que a curva de infecção caiu na capital baiana, o que possibilita que o sistema de saúde tenha uma folga

Por Da Redação
Secretário de Saúde diz que data prevista para saturação de leitos foi prorrogada
Foto: Reprodução / TV Bahia

Em entrevista ao Jornal da Manhã, nesta segunda-feira (11), o secretário municipal de Saúde, Léo Prates anunciou que a data prevista para saturação de leitos clínicos para tratamento de pacientes com coronavírus, em Salvador, foi prorrogada.  

O prefeito ACM Neto, no início do mês, afirmou, em entrevista coletiva, que Salvador chegaria em 14 de maio com um déficit de 25 leitos clínicos para tratar pessoas contaminadas com a Covid-19. Léo Prates afirma que a curva de infecção caiu na capital baiana, o que possibilita que o sistema de saúde tenha uma folga.

"Começamos a semana com uma boa notícia. Houve uma desaceleração na curva de óbitos na nossa cidade. Isso nos deixou bastante felizes. Provavelmente não teremos o colapso no sistema de saúde nesta semana. Inclusive amanhã o prefeito ACM Neto irá inaugurar a unidade do Wet'n Wild, com mais 50 leitos de UTI e 40 leitos clínicos, que são os mais simples. Nossa expectativa é ter mais uma semana de tranquilidade. Continuamos pedindo a colaboração das pessoas. O ideal é ter uma curva de 6% para passar bem por toda essa crise do coronavírus", afirmou.

Léo Prates afirma que Salvador ainda possui aproximadamente 35% do total de leitos clínicos sem pacientes.
"Estamos acompanhando. Até agora estamos com o sistema equilibrado. O sistema está longe de uma saturação. Temos de 30% a 35% do sistema de vagas ainda. O governo inaugurou no fim de semana, abriu a unidade da Santa Clara, que dá mais um alívio. Amanhã abriremos a unidade do Wet'n Wild. Temos que sobreviver cada semana. A expectativa é que não tenhamos o colapso dos leitos clínicos até a semana que vem, como estava previsto. Devemos passar bem. Dentro dos parâmetros atuais, vamos conseguir enfrentar bem o coronavírus”, pontuou.

O secretário destaca que a redução na curva não significa que a população pode relaxar as medidas de isolamento. Até a manhã desta segunda-feira, Salvador havia registrado 3.670 casos de coronavírus, com 128 mortes.

“Conversava com minha equipe e com o prefeito ACM Neto. A gente conversava que nosso sucesso é o nosso problema. As pessoas não estão vendo em Salvador casos como os de Manaus, os de Fortaleza. De pessoas sendo enterradas em valas, que é uma das coisas mais indignas que pode acontecer. Não estão vendo pessoas morrendo em quantidade, ficando nos corredores de hospitais e UPAs. O sucesso das ações do prefeito ACM Neto e do governador Rui Costa é também nosso problema. As pessoas não têm noção da gravidade da situação que poderemos viver em breve. Não está descartado acontecer aqui. Mas estamos fazendo nossa parte e precisamos da população para que não ocorra em Salvador”, disse o secretário.

Para diminuir a propagação do coronavírus, a prefeitura da capital baiana adotou o fechamento de regiões da cidade. Nesta segunda-feira, os bairros da Boca do Rio e Plataforma, além da Avenida Joana Angélica, foram afetados pela medida. A ação pode ser expandida para outas localidades em breve, conforme adianta Léo Prates.

“Há sim. Há expectativa. Em alguns bairros identificamos o crescimento expressivo do fluxo de pessoas, de atividades. A ideia é, além de diminuir a curva de contágio nesses locais onde verificamos uma aceleração, é dar um recado para a comunidade, que precisamos de colaboração. Não vamos entrar apenas com medidas restritivas, mas com medidas de apoio, como a distribuição de cestas básicas”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102