Segundo estudo, vacina contra a Covid não altera a qualidade do esperma humano

Levantamento foi realizado com voluntários da Universidade de Miami com as vacinas da Pfizer/BioNTech e Moderna

[Segundo estudo, vacina contra a Covid não altera a qualidade do esperma humano]

FOTO: Reprodução/ Getty Images

De acordo com um estudo publicado por cientistas dos Estados Unidos, na revista "JAMA", na última quinta-feira (17), a vacina contra a Covid-19 não altera a qualidade do esperma humano. Segundo o levantamento feito com voluntários da Universidade de Miami, não houve qualquer alteração na contagem de espermatozoides após a aplicação das 1ª e 2ª doses das vacinas.

Os EUA usam, com aprovação emergencial da agência regulatória do país, os imunizantes do tipo genético desenvolvidos pelas farmacêuticas Pfizer/BioNTech e Moderna.

O estudo ainda chegou a identificar uma melhora na qualidade do gameta masculino após a vacinação, mas os pesquisadores acreditam que essa alteração esteja ligada à abstinência prevista no protocolo do estudo, e não à vacina em si. 

Isso porque todos os participantes do estudo, voluntários de 18 a 50 anos, se comprometeram a cumprir com uma abstinência de até sete dias para não interferir nos resultados do estudo. Todos eles foram examinados para qualquer problema de fertilidade e os pesquisadores recolheram amostras do esperma antes da 1ª dose da vacina e 70 dias depois da 2ª.

Embora a vacina não tenha surtido impacto sobre os espermatozoides masculinos no estudo, o vírus em si pode ser prejudicial, segundo o artigo aprovado pela revista "Society for Reproduction and Fertility", publicado em janeiro deste ano.

Os pesquisadores compararam amostras colhidas entre homens saudáveis (sem Covid-19) com pacientes que tiveram a doença e identificou "inflamação e estresse oxidativo" nos recuperados. A concentração, mobilidade e forma de seus espermatozoides também foram afetadas negativamente pelo vírus.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!