Setor de turismo espera recuperar perdas com fim do isolamento pela Covid-19 até o fim de 2022

Expectativa se mantém mesmo diante da crise econômica e alta dos preços das passagens

[Setor de turismo espera recuperar perdas com fim do isolamento pela Covid-19 até o fim de 2022]

FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

O setor de turismo espera recuperar o nível pré-pandemia até o final deste ano. De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Magda Nassar, em entrevista à Jovem Pan, os preços das viagens estão maiores na comparação com 2019, mas grandes promoções foram feitas na tentativa de melhorar o cenário.

“Está tudo muito mais caro. Não é o turismo. Quando a gente fala de números de 2019, que são os números reais, a gente vê aumentos pontuais, às vezes não, empates. Quando a gente fala em relação 2020 e 2021, óbvio, os preços são maiores, é a demanda e a oferta, não tem como. A gente teve anos difíceis, os últimos dois anos, e grandes promoções foram feitas para tentar melhorar o setor. Eu acho que a gente tem uma tendência a manter esses preços. Existem preços muito atraentes”, disse. 

Mesmo com o fim do isolamento da pandemia da Covid-19, outros fatores são persistentes e atrapalham o retorno mais forte do turismo: a crise econômica e a alta nos preços dos combustíveis, que impacta diretamente no preço das passagens e acaba afastando os brasileiros de realizarem as viagens.

Segundo Nassar, o setor foi fortemente atingido pela pandemia. Em 2019, o faturamento foi de R$ 31 bilhões. Já em 2020, esse número caiu para R$ 9 bilhões. 

“A gente vende muito mais destinos nacionais. O Brasil é riquíssimo, você pode encontrar de tudo, viagens de gastronomia, de praia, sol e mar, inverno, tudo. A gente teve até surpresas na divulgação dos destinos mais procurados. São Paulo entrou como um dos destinos mais procurados, Brasília também, a gente tem, hoje, boas e gratas surpresas, mas a gente precisa de mais, a gente precisa do mundo visitando o Brasil. E esse é um trabalho que a gente tem a agência, a Embratur, fazendo, mas a gente precisa de um olhar mais especial do nosso governo, para que esse 8,5% que a gente representou do PIB em 2019 se transforme pelo menos no dobro disso”, diz Nassar.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!