Setor global de bancos sofre pior semana desde 2008

A maior falência de um banco dos EUA desde a crise financeira global se desenrolou neste mês de março

[Setor global de bancos sofre pior semana desde 2008]

FOTO: Pexels

A falência do Silicon Valley Bank (SVB), maior desde a crise financeira global, agitou o mercado financeiro nos últimos dias. O banco norte-americano responsável por financiar startups teve as portas fechadas pelas autoridades dos Estados Unidos na semana passada. 

No dia 10 de março os clientes estavam sacando o dinheiro do credor com sede na Califórnia antes que os reguladores dos EUA interviessem para assumir o controle.

O colapso deixou os mercados em pânico, acumulando problemas nas instituições financeiras mais fracas.

Uma semana depois, um segundo banco regional dos EUA – Signature Bank – foi fechado, um terceiro – First Republic Bank (FRC) – foi apoiado e a primeira grande ameaça desde 2008 a um banco de importância financeira global – Credit Suisse – foi evitado, pelo menos por enquanto.

A calma só foi restaurada graças ao fornecimento de grandes somas de dinheiro emergencial de credores de última instância – bancos centrais – e alguns dos players mais fortes do setor.

Os mercados continuam no limite: os índices de referência de ações dos bancos americanos e europeus perderam 20% e 13%, respectivamente, desde o fechamento do pregão na última quarta-feira. Wall Street abriu em baixa na sexta-feira (17) e as ações da First Republic caíram cerca de 16%.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!