Sobe para seis o número de mortos em erupção de vulcão na Nova Zelândia

Ministério da Saúde do país não descarta que o número de mortos possa aumentar

[Sobe para seis o número de mortos em erupção de vulcão na Nova Zelândia ]

FOTO: Reprodução/G1

Subiu para seis o número de mortos na erupção do vulcão da Ilha Branca, na Nova Zelândia, nesta terça-feira (10). Oito turistas seguem desaparecidos e as autoridades não acreditam que tenham sobrevivido. Trinta e uma pessoas, entre 13 e 72 anos, estão internadas em sete hospitais.

A erupção aconteceu na segunda-feira (9) às 14h11, pela hora local – ou 22h11 do último domingo (8), pelo horário de Brasília. Uma espessa nuvem de cinzas atingiu 3657 metros acima do vulcão e era visível da Ilha Norte da Nova Zelândia.

Tendo em vista o estado grave dos feridos, o porta-voz do Ministério da Saúde da Nova Zelândia, Pete Watson, não descarta que o número de mortos possa aumentar. "É possível que nem todos os pacientes sobrevivam", afirmou.

Após sobrevoos na região, as autoridades descartaram que ainda tenham sobreviventes na Ilha Branca.

No momento da erupção, 47 pessoas estavam no local, entre eles, britânicos, alemães, australianos, chineses, malaios e americanos.

Um casal de brasileiros que vive na Austrália contou que escapou por poucos minutos da erupção. Allessandro Kauffmann afirmou que dois tours foram até o vulcão nesta segunda. Eles estavam no primeiro. Alguns turistas que estavam no segundo tour tiveram queimaduras – algumas delas graves. 

Alerta

A Agência Nacional de Emergência emitiu um alerta para possíveis novas erupções e atividade sísmica moderada. As autoridades neozelandesas cancelaram excursões na região.

10 mil turistas ao ano

O vulcão da Ilha Branca, chamado pelos nativos maoris neozelandeses de Whakaari, atrai cerca de 10 mil turistas anualmente.

A formação rochosa fica constantemente envolta em uma nuvem de fumaça branca – o que originou seu nome, “Ilha Branca”. No local, é possível ver rochas amareladas cobertas de enxofre e um lago verde fosforescente de ácido sulfúrico.

A sua mais recente erupção, até então, tinha ocorrido em 2016, mas ele registrou diversas delas nas últimas cinco décadas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!