STF forma maioria contra prazo para análise de pedidos de impeachment

Ação previa que presidente da Câmara, Arthur Lira, analisasse a proposta dentro de um tempo determinado

[STF forma maioria contra prazo para análise de pedidos de impeachment]

FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por maioria, o Supremo Tribunal Federal (STF) votou, nesta sexta-feira (20), contra a definição de um prazo para que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), analise pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao todo, o plenário virtual do STF julga 3 ações que pedem que Lira tenha um prazo definido para análise de pedido de impeachment.

Os pedidos, ajuizados pelo deputado Rui Falcão (PT-SP), Fernando Haddad, pré-candidato ao governo de São Paulo; pelo movimento Vem pra Rua; e pelo advogado Paulo Sérgio de Albuquerque, defendem que a demora para analisar os pedidos de impeachment contra Bolsonaro violaria o regimento interno da Câmara dos Deputados.

A ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, aponta, no entanto, que nenhuma lei define que os pedidos de impeachment precisam ser analisados em prazo definido. Acompanharam o voto da ministra, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Roberto Barroso, Edson Fachin, André Mendonça e Gilmar Mendes.

“No ordenamento jurídico vigente, inexiste norma assecuratória da pretensão de processamento automático ou com prazo estabelecido sobre processamento de pedido de impeachment. Assim, a alegada demora na apreciação e no encaminhamento da denúncia apresentada não se afirma como direito dos seus autores”, defendeu Cármen Lúcia.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!