STF vai julgar recurso do Google sobre quebra de sigilo em buscas

Recentemente, o STJ pediu acesso aos dados do Google para apurar a morte de Marielle

[STF vai julgar recurso do Google sobre quebra de sigilo em buscas]

FOTO: Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar em breve um recurso do Google sobre a quebra de sigilo em buscas na plataforma. 

A ação se baseia em um recurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou que a empresa disponibilize dados de pessoas que fizeram buscas relacionadas à vereadora Marielle Franco quatro dias antes do assassinato dela e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018.

De acordo com o Google, a busca de históricos e a disponibilização dos dados representam uma violação ao direito à privacidade. A empresa também defende que a entrega das informações fere a Constituição e que a decisão pode prejudicar pessoas que não estão envolvidas no caso.

Já o STJ argumenta que a decisão não é desproporcional, pois delimita o horário e a data das pesquisas e define os termos de busca. A corte também ressalta que “a restrição a direitos fundamentais que tem como finalidade a apuração de crimes dolosos contra a vida, de repercussão internacional, não representa risco para pessoas eventualmente afetadas, na medida em que, se não constatada sua conexão com o fato investigado, as informações serão descartadas".


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Saiba o motivo de Madonna usar joelheira durante o show no Rio de Janeiro!]

A rainha do pop cancelou show de sua turnê 'Madame X', em 2019, devido ao problema que tem em seu joelho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!