Suprema Corte dos EUA libera documentos da Casa Branca sobre invasão do Capitólio

Donald Trump tentava barrar acesso sob pretesto de 'privilégio executivo'

[Suprema Corte dos EUA libera documentos da Casa Branca sobre invasão do Capitólio]

FOTO: Getty Images

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou na última quarta-feira (19), por oito votos a um, o pedido feito pelo ex-presidente Donald Trump e liberou que a comissão da Câmara que investiga a invasão ao Capitólio tenha acesso a documentos da Casa Branca no período em que ele ocupava o cargo.

Trump tentava utilizar um mecanismo conhecido como “privilégio executivo”, que permite ao chefe de Estado e alguns integrantes do Executivo manterem sigilosos determinados documentos e gravações. Mas a Corte manteve a decisão de um tribunal de apelações, emitida em dezembro, que liberava o acesso dos deputados aos dados.

“Como o tribunal de apelações concluiu que as demandas do [ex-] presidente Trump não iriam adiante mesmo se ele estivesse no cargo, seu status de ex-presidente não necessariamente fez diferença para a decisão desta Corte”, diz a decisão.

Agora, a comissão tem acesso a cerca de 700 páginas de documentos, como memorandos, notas, rascunhos e agendas que podem estar relacionadas ao ataque à sede do Legislativo. Anteriormente, Joe Biden já havia autorizado o acesso aos documentos. O presidente afirmou que o privilégio executivo não se aplicava aos documentos, e que sua divulgação ao Congresso era de interesse e benefício da nação. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!