/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Tabagistas, ansiosos ou adolescentes obesos envelhecem quase 3 meses mais rápido por ano

Notícias
Saúde

Tabagistas, ansiosos ou adolescentes obesos envelhecem quase 3 meses mais rápido por ano

É o que aponta um estudo publicado pela revista Jama Pediatrics

Por Da Redação
Tabagistas, ansiosos ou adolescentes obesos envelhecem quase 3 meses mais rápido por ano
Foto: Reprodução/Freepik

Um estudo divulgado na segunda-feira (28) pela revista Jama Pediatrics revelou que pessoas que já foram obesas, que fumavam ou que tiveram distúrbio psicológico na adolescência poderão envelhecer mais rápido do que seus colegas quando adulto.

Para chegar ao diagnóstico, a pesquisa acompanhou um grupo de pessoas ao longo de 42 anos. Adolescentes de 11 a 15 anos que eram obesos, fumavam cigarros diariamente ou tinham um distúrbio psicológico, como ansiedade, depressão ou TDAH, envelhecem biologicamente quase três meses mais rápido do que seus pares a cada ano.

A pesquisa foi realizada com 910 pessoas, todas nascidas em Dunedin, na Nova Zelândia, entre abril de 1972 e março de 1973. Desde os 3 anos até os 45, os participantes do Dunedin Study passaram por um processo de rastreamento de sua saúde e seus comportamentos.

Os fatores que os pesquisadores usaram para medir o envelhecimento incluíram índice de massa corporal, relação cintura-quadril, exames de sangue, hormônios para regulação do apetite e armazenamento de gordura, pressão arterial, colesterol, cárie dentária, doença periodontal, aptidão cardiorrespiratória e ressonâncias magnéticas cerebrais.

Os pesquisadores esperavam que a identificação de condições de saúde na adolescência associadas ao envelhecimento mais rápido pudesse ajudar os profissionais médicos a retardar o envelhecimento e prevenir problemas de saúde mais tarde na vida, de acordo com o estudo.

Fatores por trás do envelhecimento mais rápido

O estudo indicou ainda, segundo a CNN, que existem várias razões pelas quais o tabagismo, os distúrbios psicológicos e a obesidade podem acelerar o envelhecimento, disseram os autores: todos podem afetar fatores relacionados ao envelhecimento acelerado, como maior inflamação e estresse oxidativo, um desequilíbrio entre radicais livres e antioxidantes no corpo.

Os radicais livres são moléculas instáveis de fontes ambientais, como fumaça de cigarro ou pesticidas, que podem danificar as células do corpo. “Há um longo histórico desse tipo de pesquisa em termos de como fumar é prejudicial ao nível celular, mas também pode resultar em tipos de condições de saúde que associamos ao envelhecimento biológico, como (doença pulmonar obstrutiva crônica), câncer de pulmão, coisas do tipo”, disse o primeiro autor do estudo, Kyle Bourassa, que é pesquisador de psicologia clínica e pesquisador avançado do Durham VA Health Care System.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102