Tartaruga-verde deixa lista de animais ameaçados de extinção

Espécie agora está na lista de 'quase ameaçada'

[Tartaruga-verde deixa lista de animais ameaçados de extinção]

FOTO: Divulgação/Projeto Tamar

Quatro das cinco espécies de tartarugas-marinhas encontradas na costa do Brasil tiveram melhora no índice de conservação na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), divulgada no último dia 8. Um dos destaques é a tartaruga-verde, sendo considerada uma espécie quase ameaçada. Isto é, houve aumento no número de indivíduos, mas a preservação ainda depende de ações constantes.

Outras 143 também deixaram a listagem, ao passo que 219 novas espécies e subespécies da fauna entraram na relação, indicando que estão, de alguma forma, ameaçadas. Ao mesmo tempo, 1.249 animais, segundo o levantamento, estão ameaçados de extinção no país.

Para a Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente, foram avaliadas 8.537 espécies da fauna pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Dessas 1.249 estão ameaçadas de extinção, no Brasil. A listagem publicada agora se refere às atualizações dos ciclos finalizados entre 2015 e maio de 2021.

Nela, quatro das cinco espécies de tartarugas-marinhas encontradas na costa do Brasil tiveram melhora no status de conservação. A tartaruga-de-pente, que estampa a cédula de dois reais, estava na categoria “criticamente em perigo”, a mais ameaçada antes da extinção, e passou para “em perigo”. Em destaque, a tartaruga-verde saiu da lista de espécies ameaçadas, sendo considerada uma espécie quase ameaçada.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!