Taxa de desemprego chega a 7,8% em trimestre encerrado em fevereiro

Dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (28); veja números

[Taxa de desemprego chega a 7,8% em trimestre encerrado em fevereiro]

FOTO: Rafael Neddermeyer

A taxa média de desemprego no Brasil aumentou e chegou a 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o trimestre móvel anterior, encerrado em novembro de 2023, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mostram que o número de desocupados cresceu 0,3 ponto percentual. Ela, no entanto, ainda está abaixo da média de 8,6% registrada no mesmo período do ano passado.

A pesquisa do IBGE revela ainda que o número de brasileiros em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho chegou a 8,5 milhões, um crescimento de 4,1% na comparação trimestral. Apesar disso, a quantidade de desocupados ficou 7,5% abaixo do que o registrado em 2023.

O relatório ressalta que o aumento na taxa de desocupação foi puxado, principalmente, pelo crescimento da procura por trabalho. Isso porque o número de brasileiros que estavam trabalhando se manteve nos 100,2 milhões.

A pesquisa também revelou que a renda média das pessoas empregadas aumentou, passando de R$ 3.097 no trimestre até janeiro para R$ 3.110 no período de três meses até fevereiro. Isso representa um leve aumento de 1,1% em comparação trimestral e um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!