/

Home

/

Notícias

/

Política

/

TCU determina que VTCLog se manifeste sobre contrato com Ministério da Saúde

Notícias
Política

TCU determina que VTCLog se manifeste sobre contrato com Ministério da Saúde

Tribunal investiga suspeita de pagamento de valor 18 vezes maior ao recomendado por técnicos da pasta

Por Da Redação
TCU determina que VTCLog se manifeste sobre contrato com Ministério da Saúde
Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nesta quarta-feira (13) que a empresa de transporte VTCLog se manifeste sobre a suspeita de irregularidades em contrato assinado com o Ministério da Saúde. A determinação parte de um relatório enviado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

O tribunal não apresentou prazo para que a empresa divulgue a versão sobre o caso. O pedido de manifestação será formalizado somente após a área técnica do TCU analisar as conclusões do relatório da CPI.

No ano passado, o TCU mandou suspender um termo aditivo no contrato firmado entre a VTCLog e o Ministério da Saúde para transporte de insumos, sob suspeita de um pagamento de valor 18 vezes maior que o recomendado pelos técnicos da pasta. A VTCLog, no entanto, nega as irregularidades.

Além disso, na ocasião, o tribunal determinou audiências com Roberto Ferreira Dias, ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, e com Alex Lial Marinho, ex-coordenador-geral de Logística de Insumos Estratégicos da pasta e auxiliar do ex-ministro Eduardo Pazuello,

Na decisão desta quarta (13), o relator, ministro Benjamin Zymler, apontou que a manifestação da empresa é necessária devido aos fatos narrados no relatório da CPI. Os demais ministros do tribunal acompanharam Zymler.

Segundo a CPI da Covid, existem indícios de um suposto esquema de corrupção no contrato assinado entre VTCLog e o Ministério da Saúde, como o "jogo de planilha", recurso em que a empresa apresentou proposta ao ministério oferecendo descontos muito significativos em quase todos os serviços de armazenagem, com exceção do serviço de “manipulação de item para atendimento (picking) – por item”. O serviço em questão seria o que teria ocorrido o sobrepreço.

O relatório também aponta a realização de saques expressivos em espécie das contas bancárias da VTCLog, sendo mais de R$ 5 milhões no período de 2018 a 2021. Além do pagamento de um boleto de Roberto Ferreira Dias por supostos serviços prestados a ele pela Voetur Turismo, empresa do mesmo grupo empresarial da VTCLog.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102