TikTok é a principal rede social utilizada por crianças e adolescentes no Brasil

Pesquisa aponta que 93% desse público no país usam a internet

[TikTok é a principal rede social utilizada por crianças e adolescentes no Brasil]

FOTO: Reprodução/Pixabay

A pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgada nesta terça-feira (16), mostra que o TikTok é a principal rede social utilizada por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos no Brasil. O levantamento foi realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) a partir de entrevistas com 2.651 crianças e adolescentes ao lado de seus pais ou responsáveis, entre outubro de 2021 e março de 2022.

De acordo com a pesquisa, 93% das crianças e dos adolescentes do país usam a internet. Desses, 78% acessam redes sociais, mas apenas 38% postam texto, foto ou vídeo próprios. WhatsApp e Instagram são as redes sociais em que mais usuários têm perfis, mas o TikTok é o mais usado. Segundo os dados, o aplicativo chinês é a principal rede social de 34% dos usuários de internet entre 9 e 17 anos.

Pela primeira vez, a pesquisa perguntou sobre o uso do TikTok entre crianças e adolescentes. No recorte por renda, o levantamento aponta que o TikTok lidera como principal rede entre crianças e adolescentes nas classes AB (41%), e empata com o Instagram na classe C (34%).

Saúde

A pesquisa mostra ainda que 32% dos usuários de internet de 11 a 17 anos buscaram apoio emocional na internet. O grupo incluiu quem usou a rede para lidar com algo ruim que vivenciaram ou falar sobre suas emoções quando se sentiram tristes. A parcela é maior na faixa etária de 15 a 17 anos, em que 46% buscaram apoio emocional. O índice é de 28% entre o público de 13 a 14 anos, e de 15% na faixa etária de 11 a 12 anos.
 


Comentários