Tonga recebe primeiros voos de transporte com ajuda humanitária

Nova Zelândia e Austrália doaram água e kits para abrigo e limpeza

[Tonga recebe primeiros voos de transporte com ajuda humanitária ]

FOTO: Forças de Defesa da Nova Zelândia/Getty Images

Tonga começa a receber nesta quinta-feira (20) os primeiros voos  com ajuda humanitária. A Nova Zelândia e a Austrália enviaram aviões militares com água, kits para abrigos temporários, geradores, material de higiene e equipamentos de comunicações. 

A entrega das doações foi realizada sem nenhum contato entre os militares e as pessoas no aeroporto de Tonga. Isso porque o país quer evitar que estrangeiros levem o novo coronavírus, já que o território não teve qualquer surto de Covid-19 e registrou apenas um caso desde que a pandemia começou. 

O Japão também prometeu enviar ajuda emergencial para Tonga, incluindo água potável e equipamentos para limpeza das cinzas vulcânicas. Dois aviões C-130 Hercules e um navio de transporte, com dois helicópteros CH-47 Chinook, devem partir hoje (20), informou o Ministério da Defesa do Japão. 

Um navio-patrulha da Marinha da Nova Zelândia também deverá chegar à Tonga nesta quinta-feira (20) e transportará equipamento hidrográfico, mergulhadores, além de helicóptero para ajudar na entrega de mantimentos.

 As autoridades disseram que a primeira tarefa do navio seria verificar os canais de navegação e a integridade estrutural do cais na capital, Nuku`alofa, após a erupção e o tsunami.

Outro navio da marinha neozelandesa, com 250 mil litros de água, está a caminho. A embarcação pode produzir dezenas de milhares de litros de água doce por dia, utilizando técnica de dessalinização. 

A erupção vulcânica afetou mais de 80% da população tonganesa, afirmaram os representantes da Organização das Nações Unidas (ONU). O porta-voz, Stéphane Dujarric, citou três mortes, feridos, perda de casas e água poluída. Além disso, as comunicações no país continuam limitadas, após o tsunami ter quebrado o único cabo de fibra ótica que liga Tonga ao resto do mundo. 


Comentários