Total de deslocados no mundo atinge recorde de 59,1 milhões

Segundo a ONU, conflitos e desastres naturais ocorridos no período forçaram 38 milhões de pessoas a deixar suas casas

[Total de deslocados no mundo atinge recorde de 59,1 milhões]

FOTO: UNICEF/Kate Klochko

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou, nessa quinta-feira (19), que o número de deslocados em seu próprio país em 2021 chegou ao recorde de 59,1 milhões. De acordo com o órgão, conflitos e desastres naturais ocorridos no período forçaram 38 milhões de pessoas a deixar suas casas.

Os dados foram publicados no Relatório Global sobre Deslocamento Interno. A parceria apoiada pela ONU conta com apoio do Centro de Monitoramento do Deslocamento Interno e o Conselho Norueguês de Refugiados, NRC.

Segundo o relatório, a previsão é que 2022 tenha um novo recorde de deslocados em meio a movimentações em massa na Ucrânia. A situação já desalojou mais de 8 milhões de pessoas no país desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro. Mais de 6 milhões buscam refúgio além-fronteiras.

O Brasil está em 9º lugar global de deslocados por desastres naturais. Foram  449 mil pessoas que deixaram seus lares durante todo o ano passado. Já a China, lidera o grupo de nações, seguida por Vietnã, Índia, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, República Democrática do Congo e Sudão do Sul.

91% do total de deslocados foram gerados por enchentes, sendo que 170 mil foram registrados no que é considerado o dezembro mais úmido dos últimos 15 anos. 

A situação no estado da Bahia vem descrita no documento pelos deslocamentos em massa e por mais de 4,6 mil casas destruídas que levaram vários municípios a decretar emergência. 

Houve ainda um registro de deslocamentos causados por incêndios florestais e por disputas de terras. A violência levou à movimentação de 21 mil brasileiros. 

Quando se trata de deslocamento por causas naturais, na Angola, 22 mil pessoas se deslocaram e o ano terminou com pouco menos de um terço deles ainda nessa situação. 

Com mais 4 milhões de deslocados em todo o mundo, 2021 superou o total do ano anterior que era o mais alto na década em termos de deslocados. O principal fator foram os desastres naturais. Estima-se que os números globais cresçam  ainda mais este ano, principalmente com a guerra em curso na Ucrânia.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!