/

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

'Transa', segundo álbum londrino de Caetano Veloso, completa 50 anos

Notícias
Cultura

'Transa', segundo álbum londrino de Caetano Veloso, completa 50 anos

Lançado em janeiro de 1972, disco ainda soa moderno pelo ar roqueiro e pelas colagens

Por Da Redação
'Transa', segundo álbum londrino de Caetano Veloso, completa 50 anos
Foto: Reprodução

O cultuado álbum de Caetano Veloso, 'Transa', gravado em Londres no Chappell Recording Studios, com produção musical orquestrada pelo britânico Ralph Mace sob a direção musical do carioca Jards Macalé, e lançado no Brasil pela gravadora Philips em janeiro de 1972, está completando 50 anos. 

O disco chega ao mercado apresentando a inovação de uma capa tripla que, ao ser totalmente aberta, a capa e o encarte formavam um triângulo nas mãos do ouvinte. O discobjeto, termo criado pelo ator e diretor de teatro baiano Álvaro Guimarães, mentor (com Aldo Luiz), não continha ficha técnica.

O disco foi gravado em 1971 com banda formada por Áureo de Souza (bateria), Moacyr Albuquerque (1945 – 2000) (baixo), o mencionado Jards Macalé (violão e guitarra) e Tutty Moreno (percussão). Contou também com a participação de Angela Maria Diniz Gonsalves, responsável pelo toque da gaita na gravação sedutoramente pop de 'Nostalgia (That's what rock'n roll is all about)' - colaboração que seria o marco zero da trajetória profissional dessa carioca que ficaria conhecida a partir de 1979 como Angela Ro Ro.

O disco dá ao ouvinte uma vibe roqueira em suas melodias, a exemplo da canção 'Nine of out ten', música que menciona o reggae no verso inicial e cita musicalmente no início e no fim do arranjo. O ar 'roqueiro' fez com que,  34 anos depois do lançamento de 'Transa', o público do artista conectasse o disco de 1972 de forma quase instantânea ao aclamado e então recém-lançado álbum  (2006).

Na arquitetura de 'Transa', Caetano captou a efervescência roqueira do universo pop de 1971 e a mixou com as referências do artista no mundo da MPB, especialmente as da Bahia natal. Além disso, o álbum vislumbra a cultura do sample e do mashup tal a quantidade de citações e referências costuradas no repertório bilíngue, escrito em português e inglês.

O disco foi relançado em 2012, agora como CD, em edição de comemoração aos 40 anos de lançamento. A produção original contou com remasterização feita no estúdio Abbey Road em Londres pelo engenheiro de som Steve Hooke, edição com direito à ficha técnica e ao discobjeto adaptado para o formato de CD.

'Transa' completa 50 anos em 2022 sem envelhecer. A obra impacta mais o ouvinte pelo conjunto da obra do que pelas músicas em si. E, talvez por isso mesmo, disco de banda, continue sendo objeto de culto cinco décadas após o lançamento original em janeiro de 1972.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102