Ucrânia diz ter provas de que Rússia destruiu barragem de Kakhovka

Explosão que rompeu a barragem já afetou mais de 22 mil famílias

[Ucrânia diz ter provas de que Rússia destruiu barragem de Kakhovka]

FOTO: Reprodução/ONU

O serviço de segurança interna da Ucrânia disse, nesta sexta-feira (9), que teve acesso a um telefonema que prova que um grupo de sabotagem russo destruiu a barragem de Kakhovka, no sul do país.

Os ucranianos divulgaram o áudio em rede social. No diálogo, dois homens, usando o idioma russo, conversam sobre as consequências do desastre.

"Eles [os ucranianos] não atacaram. Esse era o nosso grupo de sabotagem. Eles queriam assustar [as pessoas] com aquela barragem", disse um dos homens, descrito como um soldado russo. "Não saiu conforme o planejado e [eles fizeram] mais do que planejaram", argumentou.

A agência de análise sísmica da Noruega, Norsar, disse que analisou sinais sísmicos de uma estação regional em Bucovina, na Romênia. Os sinais indicam uma explosão na terça-feira. Segundo a Norsar, o momento e o local coincidem com o colapso da barragem.

Rompimento da barragem 

A Organização das Nações Unidas (ONU) classificou o rompimento de uma barragem na Ucrânia como uma "catástrofe monumental, humanitária, econômica e ecológica".

Após o rompimento da usina hidrelétrica de Kakhovka, houve inundações e cerca de 16 mil ucranianos estão desalojados. A área está sendo ocupada pela Rússia, que invadiu o país no início de 2022.

Após o ocorrido também houve cortes no abastecimento de água, e a ONU enviou apoio ao local. 

Até o momento, já foram enviados água potável, pastilhas de purificação de água e alguma outros itens essenciais.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Governo proíbe cartão de crédito como meio de pagamento de apostas esportivas]

O conjunto de regulamentações do mercado de bets consta em portaria publicada pelo Ministério da Fazenda no DOU

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!