Um em cada quatro profissionais já foi demitido por conta da idade, aponta estudo

O estudo foi realizado em agosto deste ano por meio da plataforma Vagas.com

[Um em cada quatro profissionais já foi demitido por conta da idade, aponta estudo ]

FOTO: Agência Brasil

Um em cada quatro profissionais já foi demitido por conta da idade, o que equivale a 24% dos trabalhadores, segundo pesquisa Etarismo realizada pela Vagas.com, Colettivo e Talento Sênior. O objetivo do levantamento é dar visibilidade sobre cenário, desafios e oportunidades na contratação de pessoas discriminadas por conta da idade.

O estudo foi realizado em agosto deste ano por meio da plataforma Vagas.com, contando com a participação de 252 profissionais de Recursos Humanos que utilizam as soluções do Vagas For Business e Talento Sênior. 

As empresas foram questionadas se consideraram eliminar candidatos mais velhos por conta da idade no momento da contratação. Um em cada cinco respondentes (21%) informou que consideraria essa possibilidade enquanto 79% foram contrários.

O levantamento aponta que 58% das empresas entrevistadas contrataram alguém com mais de 50 anos nos últimos seis meses. 42% responderam negativamente. Em contrapartida, 81% disseram que a companhia onde trabalham não promoveu nenhum programa para contratação de pessoas com mais de 50 anos no último ano contra 19% de respostas afirmativas.

As palestras e ações sobre etarismo praticamente inexistem no ambiente corporativo. De acordo com a pesquisa, 90% informaram não ter conhecimento de ações nesse sentido ante 10% conhecerem.

Um entrave que acaba dificultando o ingresso de profissionais mais sêniores nas empresas é a falta de conhecimento sobre etarismo. A maioria dos respondentes (58%) diz não ter domínio suficiente do assunto para recrutar esses profissionais enquanto 42% disseram ter conhecimento do tema.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!