Uma a cada três crianças apresenta quadro de anemia no Brasil, aponta estudo

Doença consiste na deficiência de ferro no organismo

[Uma a cada três crianças apresenta quadro de anemia no Brasil, aponta estudo]

FOTO: Getty Images/BBC

Uma pesquisa feita na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior de São Paulo, aponta que uma em cada três crianças sofre de anemia ferropriva, doença que consiste na deficiência de ferro no organismo.

Segundo a BBC, o último levantamento havia sido feito em 2008, em que o resultado mostrava que mais da metade do público infantil sofria com a doença no país. No entanto, os pesquisadores afirmam que, devido aos resultados terem sido colhidos antes da pandemia da Covid-19, o número pode ter piorado no último ano, com o aumento da pobreza, fome e com a piora nos indicadores da saúde e o estado nutricional das crianças.

O médico Carlos Nogueira de Almeida, professor da UFSCar e autor principal do estudo, afirma que "após o período de amamentação, as carnes são o principal alimento que contribui para que a criança não tenha anemia, pois elas são ricas em ferro". "Sabemos que a carne já costuma ser cara por natureza e seu preço subiu ainda mais durante a pandemia, o que dificulta seu consumo, principalmente entre a população mais pobre", completa.

Além disso, a diminuição dos números de consultas pediátricas entre os anos de 2020 e 2021 também preocupa os especialistas.

No último ano, a Pastoral da Criança, associação ligada à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que trabalha com um grupo de voluntários para estudar questões de saúde, nutrição, higiene e desenvolvimento infantil, precisou reduzir o atendimento de 800 mil crianças pela metade, em decorrência da pandemia.

"Tivemos que diminuir o acompanhamento, o que complicou o nosso trabalho. Agora focamos naquelas famílias mais vulneráveis, e sabemos que muitas delas estão num momento crítico, com dificuldades na alimentação", afirma a nutricionista Caroline Dalabona, da coordenação nacional da Pastoral. Além disso, a especialista relata um aumento nos casos de desnutrição e obesidade infantil. 

Para a pesquisa, os especialistas da UFSCar realizaram 134 estudos entre 2007 e 2020, analisando o estado de saúde 46 mil indivíduos com menos de 7 anos de idade, de todo o Brasil. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Salvado registra deslizamento e queda de árvore nesta quinta (18)]

Inmet faz alerta para possíveis chuvas entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!