/

Home

/

Notícias

/

Coronavírus

/

Universitário publica manifesto pedindo quarentena remunerada para domésticas

Notícias
Coronavírus

Universitário publica manifesto pedindo quarentena remunerada para domésticas

Filho de empregada doméstica se sensibilizou ao ver a morte da colega de profissão da mãe

Por Da Redação
Universitário publica manifesto pedindo quarentena remunerada para domésticas
Foto: Reprodução/G1

O universitário de 22 anos, Marcelo Rocha, estava a trabalho no Rio quando soube da primeira morte com sintomas de coronavírus no estado: uma diarista, de 63 anos. Ligou para a mãe, empregada doméstica, e ouviu que ela continuaria trabalhando. "Preciso fazer alguma coisa", concluiu. Ele escreveu nas redes sociais um manifesto pelo o que chamou de "quarentena remunerada" a empregados e empregadas domésticas.

Ou seja, o direito de continuar recebendo, mesmo sem trabalhar. Centenas de mensagens de outros filhos de empregadas foram enviadas nas redes sociais. Todos preocupados com o risco de contaminação em meio à pandemia. Estudante de Ciências Sociais na FMU, em São Paulo, Marcelo garante que a profissão da mãe foi o que lhe proporcionou o estudo e uma visão crítica do mercado de trabalho.

O cientista social considera que o Brasil ainda mantém uma cultura escravocrata e que, durante a crise do coronavírus, põe ainda mais em risco os pobres. "É um processo colonial que ainda hoje vai trazer muitos riscos às pessoas de comunidade e de baixa renda. A maioria mora nas comunidades e os riscos são muito altos porque há maior contato com as pessoas. A maioria não mora em grandes casas e eles podem contaminar seus filhos". disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102