"Vamos voltar ao voto manual que nos trouxe muitos problemas", ironiza Gilmar Mendes

"O que devemos olhar é o abuso de poder político e econômico", disse hoje o magistrado

[

FOTO: FELLIPE SAMPAIO /SCO/STF

O mais antigo membro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, defendeu nesta sexta-feira (30), durante a live Sistemas de Governo, Crise e Desafios, o sistema eletrônico brasileiro de votações e ironizou a volta do sistema de votação em papel manual.

"Se há tantos problemas no voto eletrônico, vamos voltar ao voto manual que nos trouxe muitos problemas. Todos nós somos favoráveis a auditabilidade da urna e ela é auditável e auditada. Com processos abertos. No dia anterior à eleição se faz apanhado e simulação com todos os partidos presentes. Os partidos nem sempre comparecem porque entendem que funciona bem. O que devemos olhar é o abuso de poder político e econômico. Essa polarização sugere um segundo propósito, que parece não ser recomendado".

A live, foi organizada pelo Consultor Jurídico ao lado do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).

A discussão sobre o voto impresso tem sido protagonizada pelo presidente Jair Bolsonaro, que nesta quinta-feira (29), em sua live semanal, fez demonstrações sobre suspeitas de problemas nas urnas, além de apresentar evidências, mas não provas, de fraude. 

O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que a discussão sobre o voto impresso deveria ocorrer no Senado, do ponto de vista do trâmite legislativo.

"No Senado há uma PEC parada desde 2015. Do ponto de vista do processo legislativo, seria melhor retomar a discussão não pela Câmara, e sim no Senado. Eu confio 100% no sistema atual, defendo que não há problemas, mas qualquer versão sobre resultado de eleição é ruim para o País. E o Congresso está atento a esse tema".


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!