Venezuela aprova anexação de território da Guiana

Referendo realizado no domingo (3) contou com a participação de mais de dez milhões de eleitores

[Venezuela aprova anexação de território da Guiana]

FOTO: Mariela Lopez/Anadolu via Getty Images

Os eleitores da Venezuela decidiram, durante um referendo realizado no domingo (3), que o governo deve reivindicar dois terços de um território da Guiana. Conhecido como Essequibo, a região possui grandes riquezas minerais e uma saída direta para o mar.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela apontou que mais de dez milhões de pessoas votaram, em um total de 20 milhões de eleitores. Foram 12 horas de votação.

Tema polêmico

Há anos, a Venezuela reivindica parte do território que engloba dois terços da Guiana. A área, de acordo com especialistas, representa todo o estado do Ceará. O país argumenta que o local foi “roubado”, quando a fronteira foi traçada, há mais de um século.

Na sexta-feira (1), a Corte Internacional de Justiça (CIJ) decidiu que a Venezuela não deveria interferir no governo da Guiana. Apesar do pedido da Guiana para proibir o referendo, o Tribunal de Haia permitiu que as cinco perguntas fossem feitas.

A Guiana, por sua vez, único país de língua inglesa na América do Sul, reitera que o acordo de 1899 é o que vale até hoje.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Oficina gratuita de Escrita Criativa segue com inscrições abertas até hoje (03)]

Com aulas presenciais entre os dias 11 e 14 de março, a atividade será ministrada pelo crítico de cinema Rafael Carvalho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!