Venezuela divulga 'novo mapa' incorporando Essequibo

Maduro reivindica região após referendo e anuncia medidas, enquanto Guiana anuncia ação no Conselho de Segurança da ONU

[Venezuela divulga 'novo mapa' incorporando Essequibo]

FOTO: Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, divulgou na terça-feira (5), um novo mapa do país, incluindo a região de Essequibo, disputada com a Guiana. A ação ocorre após um referendo no qual Maduro alega que 95% dos eleitores votaram a favor da incorporação de Essequibo à Venezuela. 

O presidente determinou a publicação do mapa em escolas e universidades, além de anunciar a criação de uma "zona de defesa integral Guayana Essequiba" e um projeto de lei para a criação da província.

A Guiana reagiu imediatamente, anunciando que acionará o Conselho de Segurança da ONU, que na semana passada proibiu a Venezuela de tentar anexar Essequibo. Maduro também ordenou à estatal petroleira PDVSA a emissão de licenças para a exploração de petróleo e gás na região. O presidente da Guiana, Irfaan Ali, declarou que a Venezuela se colocou "claramente como uma nação fora da lei" e colocou a Força de Defesa da Guiana em alerta máximo.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Oficina gratuita de Escrita Criativa segue com inscrições abertas até hoje (03)]

Com aulas presenciais entre os dias 11 e 14 de março, a atividade será ministrada pelo crítico de cinema Rafael Carvalho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!