Verão saudável: Nutricionista do CEUB ensina opções nutritivas de sorvetes e sobremesas!

Usando a criatividade, frutas e ingredientes naturais é possível fugir dos conservantes e gorduras dos doces industrializados

[Verão saudável: Nutricionista do CEUB ensina opções nutritivas de sorvetes e sobremesas! ]

FOTO: Divulgação Assessoria

O verão chegou e, com ele, as férias e dias ensolarados. Quem não sente vontade de tomar sorvete, suco, picolé, entre outras delícias? Paixão unânime, o sorvete se destaca quando o assunto é o calor, porém a maioria é rica em gorduras trans, conservantes e açúcar, substâncias responsáveis pelo aumento do colesterol ruim, dos triglicerídeos no sangue e outras doenças. Porém, é possível saborear sobremesas sem prejudicar a saúde, com alternativas e receitas que se utilizam de frutas e produtos naturais. A especialista em Nutrição do Centro Universitário de Brasília – CEUB Paloma Popov ensina opções interessantes para um verão gostoso e saudável.

A realidade é que a indústria de sobremesas como sorvetes e picolés usa uma quantidade considerável de conservantes e aditivos alimentares que - quando consumidos em excesso - fazem mal à saúde. Para evitar substâncias prejudiciais, a criatividade é a palavra de lei para preparar um sorvete nutritivo. A nutricionista indica preparações caseiras dos “Sorbets”, os gelados de fruta, com opções práticas com banana, morango, manga e frutas vermelhas. “Conseguimos uma boa cremosidade batendo algumas frutas congeladas. Para incrementar o sabor, a sugestão é acrescentar mel, aveia, granola, castanhas e até nibs de cacau”, recomenda.

Para garantir a cremosidade, outra opção interessante é processar a fruta com iogurte natural. Produzido pela fermentação bacteriana do leite, o emulsificante natural é rico em cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. A especialista alerta que o iogurte natural comprado no supermercado tem que ser puro, sem conter outro ingrediente no rótulo. “É possível fazer um iogurte natural em casa, a partir do aquecimento do leite pasteurizado, com a adição de um ácido, como o limão, por exemplo, gerando a coagulação da proteína. A partir da famosa “coalhada”, podemos inserir sabor, com raspas de coco, mel ou leite de coco, com o uso do liquidificador”, detalha.

Sucesso entre as crianças, os picolés também funcionam com alternativas naturais e saudáveis. Paloma Popov destaca que a sobremesa pode ser feita à base de água e fruta. Ela acrescenta o fato de o picolé ser um clássico de dinâmicas culinárias com as crianças nas férias, preenchendo forminhas coloridas, com ingredientes nutritivos. “Podemos utilizar os sabores que as crianças gostam, como o chocolate e de frutas em geral. Outra dica é evitar frutas que são compostas por muita água, como melão, melancia e mamão”.

Independente da estação, o suco é uma das opções mais nutritivas para se refrescar. A nutricionista do CEUB alerta que para absorver o valor nutricional do suco de fruta, é interessante que seja consumido imediatamente após o preparo. Popov explica que quase todas as frutas têm vitamina C e com o suco, a vitamina evapora após um tempo. Nesse sentido, o recomendado é o consumo imediato.

Além das dicas de sobremesas refrescantes e naturais, a especialista em Nutrição ressalta que os nutrientes devem ser incluídos na alimentação de forma adequada e balanceada para o estilo de vida de cada indivíduo. “Não é saudável fazer dietas restritivas por causa do verão e da busca pelo corpo perfeito. A alimentação tem que ser adequada o ano todo, de forma variada e equilibrada”, finaliza.

Confira a receita e prepare seu sorvete saudável em casa:

Sorvete de Banana com Iogurte
Rendimento: +ou- 400g

Ingredientes
4 Bananas (médias) Maduras (pode ser banana prata)
400g de Iogurte Grego (ou 2 potinhos)
1 Colher (sopa) de Mel

Instruções
Pique bem as bananas e triture no liquidificador ou processador.
Junte o iogurte grego e o mel e bata bem até formar um creme liso e homogêneo.
Coloque em um recipiente que possa ir ao freezer e deixe congelar (isso deve demorar pelo menos 2 horas).
Retire do freezer 20 minutos antes de servir para dar uma leve derretida e sirva!

Observações
FRUTAS: Use frutas com polpa macia como mamão, pêssego, manga, abacate frutas vermelhas etc.
IOGURTE: Pode ser feito com o Grego, por ser cremoso e não ter aquele sabor ácido. Use a opção que desejar, o importante é ficar gostoso.
NA HORA DE SERVIR: É importante tirar alguns minutos antes de servir para que seja possível retirar do recipiente.
CONSERVAÇÃO: Mantenha ele bem fechado no freezer por até 15 dias.
CHOCOLATE: Se quiser pode adicionar chocolate em pó na massa para ter um sorvete de banana com chocolate.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!